W3vina.COM Free Wordpress Themes Joomla Templates Best Wordpress Themes Premium Wordpress Themes Top Best Wordpress Themes 2012
Você está aqui:

Categorized | adjetivos, adverbios

“Convertendo” adjetivos em advérbios

Felizmente, vivemos em uma época onde podemos nos comunicar rapidamente com qualquer parte do mundo. Isso faz com que tenhamos a possibilidade de constantemente conhecer pessoas novas e regularmente aprender mais.

Notou algo em comum entre as palavras destacadas no parágrafo acima? Sim, todas terminam com -mente. Mas não era exatamente disso que eu me referia, e sim ao fato que as palavras são advérbios derivados de adjetivos. Em geral estas palavras são advérbios de modo e terminam com -ly, que é o sufixo equivalente ao nosso -mente.

adverbios que terminam em ly

A regra geral é que adjetivos, ao serem “convertidos” em advérbios, terminam com o -ly. No entanto, assim como a conjugação dos verbos no presente, existem algumas particularidades, algumas regrinhas a serem observadas, para casos específicos. Também existem algumas exceções. Acompanhe:

  • Regra geral: adjetivo + ly: sad -> sadly, slow -> slowly;
  • adjetivos terminados em e não pronunciados: retira-se o e e adiciona-se o -ly: true -> truly, simple -> simply;
  • adjetivos terminados em y: substitui-se o y por i e acrescenta-se -ly: happy – happily, angry -> angrily;
  • adjetivos terminados em -le: remove-se o -le e acrescenta-se -ly (ou se preferir, troca-se o e final por y): probable -> probably, sensible -> sensibly;
  • adjetivos terminados em ll: apenas acrescenta-se y: full -> fully;  
  • adjetivos terminados em -ic: acrecenta-se -ally (exceção: public -> publicly): fantastic -> fantastically, basic -> basically;
  • adjetivos terminados em -ly: usa-se a expressão “in a … way” ou outro advérbio com significado parecido: friendly -> in a friendly way, likely -> probably;
  • exceções: algumas palavras que não se encaixam em nenhuma das regras acima, e tem sua própria maneira de “converter”: good -> well, difficult -> with difficulty;
  • adjetivos “duas caras”: aqueles que possuem uma forma de advérbio escrita igual ao adjetivo e outra com -ly no final, com significados diferentes. Ex: short -> short -> shortly. Neste link, que foi inclusive de onde tirei as informações deste post, você pode ver isso tudo com mais detalhes.

Após ler isso tudo, e também com a intenção de fixar o que você viu hoje, clique aqui e pratique com exercícios, que forma criados pelo mesmo site do link do parágrafo anterior.

Espero que este conteúdo lhe ajude a conhecer um pouquinho mais das particularidades da língua inglesa. Em caso de dúvida, ou se você conhece material complementar, deixe comentário indicando.

Até mais,

Ueritom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eu tenho 29 anos e sou apaixonado por computadores, internet e blogar. Sou professor de informática e possuo três blogs: http://www.inglesparaleigos.com , http://www.inglescommusica.net e http://www.feranoexcel.com .

This post was written by:

- who has written 758 posts on Inglês para Leigos.

Eu tenho 29 anos e sou apaixonado por computadores, internet e blogar. Sou professor de informática e possuo três blogs: http://www.inglesparaleigos.com , http://www.inglescommusica.net e http://www.feranoexcel.com .

Contact the author

2 Responses to ““Convertendo” adjetivos em advérbios”

  1. Sueli disse:

    Adorei as dicas, justamente o que estou aprendendo no meu curso. Valeu!!!
    Parabéns

Trackbacks/Pingbacks


Leave a Reply

CommentLuv badge

Aprenda Inglês Agora!

Pesquise no blog:

Cadastre-se para receber atualizações

 

Inglês para Leigos

image

Cadastre seu e-mail e receba dicas de inglês na sua Caixa de Entrada. Além disso, receba uma amostra grátis do e-book "Como falar inglês - o Guia Definitivo". A inscrição é gratuita!

 

Curta a fanpage e receba dicas de inglês

Baixe o e-book Programas para aprender inglês grátis

Arquivo do blog – Escolha o mês:

Clique sobre a categoria para visualizar conteúdo

Copyright © 2014