4 verdades sobre aprender inglês 8


Este post já foi lido 2461 vezes desde 27/06/2015

Ocasionalmente, recebo mensagens de leitores dizendo que não conseguem falar inglês, que não evoluem, que todo mundo fala inglês melhor que eles, entre outras coisas. Isso os deixa desanimados e me deixa um pouco triste. Tento responder de uma maneira motivadora e que os faça ver que nem tudo está perdido.

Pensando nisso, e com base em alguns textos que li na internet, escrevo este post, o qual chamei de 4 verdades sobre aprender inglês. Ele é como se fosse uma resposta a essas pessoas, bem como a quem acha que não está indo muito bem no aprendizado, por um motivo ou por outro.

1. CONFIANÇA NÃO É IGUAL A FLUÊNCIA

Se você acha que “todo mundo fala inglês melhor do que eu“, eu te digo que não, nem todo mundo fala inglês melhor que você. Para começar, como você define melhor neste caso?

Algumas pessoas podem falar inglês de maneira mais confiante que você, mas isto não quer dizer necessariamente que o inglês delas seja melhor que o seu. Algumas pessoas têm mais confiança em falar inglês do que você tem, mas isto não quer dizer que elas falem corretamente. Uma pessoa pode falar confiantemente e cometer muitos erros. Não há nada errado nisso.

verdades sobre aprender ingles

Cada pessoa tem metas diferentes. Algumas só querem aprender por diversão, para que possam assistir filmes ou seriados na TV. Outras precisam falar em um nível avançado por causa de seus trabalhos. Já outros estarão felizes se conseguirem se comunicar, mesmo que tenham sotaque. Julgue o seu inglês com base em suas metas, não com base em quão bem você acha que as outras pessoas falam.

2. OS FALANTES NATIVOS NÃO SE IMPORTAM SE VOCÊ COMETE ERROS

Os nativos (a maioria, pelo menos) não se importam se você cometer erros por uma razão muito simples: eles também os cometem. Eles se preocupam apenas em entender o que você diz. Ninguém espera ser perfeito.

Uma coisa boa sobre a língua inglesa (e creio que sobre os idiomas em geral) é que, se você conhecer as palavras mais comuns do idioma, você poderá se comunicar muito bem na maioria das situações.

Em algumas culturas, é um tanto embaraçoso se você cometer algum erro no idioma local. No inglês, porém, isso não é relevante. Se você segue celebridades nas redes sociais, verá que elas escrevem errado algumas vezes, esquecem-se de usar maiúsculas quando deveriam e podem até cometer erros de gramática.

Uma conversação será sempre mais proveitosa se você conseguir se expressar bem, porém não tenha medo de cometer erros. Você irá invariavelmente cometê-los enquanto escreve ou fala. Mas se até os nativos os cometem, porque você que está aprendendo não pode?

Não fique embaraçado se cometer algum erro, e não fique também se alguém te corrigir. Em vez disso agradeça, pois agora você estará um passo mais perto de aprender inglês.

3. VOCÊ NÃO IRÁ APRENDER INGLÊS COM OS SEUS COLEGAS DE CLASSE

Você não aprenderá inglês com seus colegas de classe, caso faça aulas de inglês, porque eles estão também aprendendo e também cometem erros. Você aprende inglês com o seu professor ou com falantes nativos. Um bebê não aprende um idioma observando outros bebês. O que você pode fazer com seus colegas é praticar o seu inglês e assim aumentar o seu vocabulário e sua confiança.

Cada pessoa aprende de maneira diferente, e aulas em grupo não são para todos. No entanto, aulas em grupo são mais comuns e mais baratas do que aulas particulares. Se você não se sente confiante falando na frente de um grupo de pessoas, você irá evoluir muito mais rápido se tiver aulas com um professor particular ou conversar com apenas uma pessoa de cada vez.

4. ALGUÉM IRÁ RIR DE VOCÊ

Você dá risada quando vê um “gringo” tentando falar o seu idioma? É bem provável que sim! Isso acontece porque quem está aprendendo diz coisas engraçadas às vezes. E isso poderá também acontecer com você, quando estiver falando em inglês. Todo falante de idioma, cedo ou tarde, cometerá algum erro que será engraçado para as outras pessoas.

Isso, no entanto, não será o fim do mundo. Dentro de alguns minutos, as pessoas terão esquecido do acontecido e a vida segue. O sol continuará se pondo no final do dia e nascendo na manhã seguinte. Além disso, as pessoas não rirão de todos os erros que você cometer, pois como mencionado no item 2, a maioria não se importa que você cometa erros, desde que consiga te entender.

O Ulisses, do blog Tecla SAP, criou um e-book chamado Inglês com Humor, onde ele conta histórias enviadas por seus leitores de situações engraçadas vividas por eles. Ele juntou várias delas e criou este e-book. Quem sabe se você lê-las não se sinta melhor?

Falando nisso, caso você tenha alguma situação engraçada relacionada ao inglês que tenha acontecido com você ou que você tenha presenciado, conte-a nos comentários.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

8 pensamentos em “4 verdades sobre aprender inglês

  • Bruna Mendes

    As dicas são ótimas! Eu tenho dificuldade para falar Inglês mas as pessoas sempre me falam que é melhor você falar, mesmo que errado, do que ficar sem falar nada. E mesmo que riam de nós por causa de nossos erros, não devemos nos preocupar, pois são com nossos erros e acertos que vamos nos aperfeiçoando.

    Adoro seu blog!

  • Sueni Ramos

    Amei este cconteúdo, mas preciso lê-lo todos os dias pra me sentir como estou me sentindo agora, mais tranquila.
    Eu tenho uma situação bem embaraçosa, mas que eu me acabo de rir quando me lembro……rsrssrs…..sempre estou em contato com pessoas de todo o mundo, e tenho alguns amigos, como eu tenho sempre uma forma carinhosa de tratar as pessoas, as vezes escrevo só pra desejar “um bom dia”, ou “um ótimo fim de semana”, então um dia, acho que por falta de atenção ou excesso de confiança, eu escrevi assim: “HAVE A GRAET DAY”, quando o certo seria, “HAVE A GREAT DAY”…..rsrsrsrsrs
    GREAT=ÓTIMO!!
    GRAET=BAIXARIA!!!
    Que situação hein??…..rsrsrsrs

    • Ueritom Ribeiro Borges Autor do post

      Oi Sueni..

      Que bom que este post conseguiu te deixar mais tranquila..

      Creio que a sua situação não tenha sido tão embaraçosa assim. Se fosse no inglês falado, até concordo. Creio que a pessoa deve ter deduzido que você inverteu as letras. Em todo caso, verifique sempre antes de enviar a mensagem.

      Obrigado por comentar e volte sempre ao blog..

      Ueritom