5 dicas para melhorar o seu speaking 2


Este post já foi lido 2098 vezes desde 27/06/2015

O speaking é uma das maiores preocupações de quem estuda inglês. Hoje mostrarei algumas dicas de como aprimorar a sua conversação e ficar mais “hábil” no idioma:

1. Encontre alguém para conversar. O ato de falar (speaking) é apenas uma das quatro partes essenciais no processo de aprendizagem de um novo idioma. As outras são ouvir (listening), ler (reading) e escrever (writing). Uma pessoa não pode aprender como falar inglês sem aprender como ouvir o inglês. O listening e o speaking estão ligados entre si, bem como o reading e o writing. Portanto, encontrar pelo menos uma pessoa para conversar em inglês é altamente recomendável. Não importa o que será discutido com o seu “parceiro de idioma”; o importante é conversar. No entanto, não siga nenhum script escrito anteriormente. Isto é conversa, é leitura (ou decoreba, se preferir).

2. Assista a filmes e vídeos. Além de ser uma excelente maneira para os estudantes praticarem o seu listening, é possível também pausar e voltar em alguma parte específica, caso haja dúvidas. Dependendo do seu nível, você pode optar por usar legenda ou não, e se a mesma será em português ou inglês. No post sobre como pensar em inglês, dei uma sugestão, que vou reforçar aqui: assista a um filme primeiro em português, para entender a história, depois mude para inglês com legenda em português, depois assista novamente em inglês com legenda em inglês, e por fim em inglês sem legenda. É possível que você tenha que assistir algumas vezes antes de passar para a próxima “fase”, porém é um exercício que pode valer a pena, pois irá praticar o seu reading e listening. Sugiro a leitura também do post mencionado acima.

3. Pratique o máximo possível. O único método “verdadeiro” de aprender um idioma é falando-o. A maioria das pessoas ficam receosas ao falar por medo de cometerem erros. Porém erros fazem parte de qualquer aprendizado e devem ser cometidos para que se obtenha progresso. O ideal seria praticar inglês com um nativo, porém caso você não possa/consiga, encontre estudantes do idioma para praticar. Sem querer ofender, mas esta opção é “melhor que nada”. Além disso, não tenha medo de não ser perfeito. O inglês de ninguém é perfeito. Até os nativos erram. Portanto, praticar é a única maneira de aperfeiçoá-lo.

English Speaking

4. Participe de grupos de conversação online. A internet está repleta de grupos de encontro de pessoas com os mais variados interesse. Escolha um onde se fale apenas inglês, independente do tema, e pratique. Escolha um que seja do seu interesse.

5. Utilize os recursos que a internet oferece. Existe uma miríade de sites de tradutores, dicionários, jogos,  salas de chat entre vários outros recursos que podem ser utilizados para você se aperfeiçoar no estudo da língua inglesa. Já falei de alguns destes sites por aqui. Uma boa busca e você poderá encontrá-los.

Por hoje é isso. Espero que estas dicas sejam úteis. Se você possui algum “macete” que utiliza, pode deixar nos comentários para que seja compartilhado com todos.

Até mais,

Ueritom

***


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “5 dicas para melhorar o seu speaking