A importância de se ter motivação


Este post já foi lido 716 vezes desde 27/06/2015

Se você está lendo este post e visita este blog com frequência, certamente deve estar querendo aprender e/ou melhorar suas habilidades na língua inglesa. Antes de continuar, deixo uma pergunta: você já parou para pensar no porquê você está estudando inglês (isso vale para qualquer idioma, na verdade)?

Faço essa pergunta para que haja reflexão da sua parte sobre o que te levou a começar essa empreitada linguística em busca de saber o idioma. Você está estudando porque quer, porque precisa ou por ambos?

motivação

Quando você lê ou ouve algo em inglês, você fica feliz por estar aprendendo e evoluindo ou acha isso perda de tempo e se pergunta o que você está fazendo ali? Depois de um tempo, você continua animado ou sente que não está progredindo e desanima?

Você se sente motivado(a) para aprender inglês?

Estar motivado para fazer algo é muito importante; sem motivação, as coisas ficam mais difíceis de se conseguir. Porque você irá lutar por algo que não deseja de verdade, não é mesmo? Para piorar, quando você fica com a mentalidade de “isso não vai dar certo” ou “o que eu estou fazendo aqui?”, a sua mente tende a “bloquear” a entrada de informações e com isso você tem muito mais chances de acabar não conseguindo mesmo. Parafraseando Henry Ford:

Se você acha que consegue fazer alguma coisa ou se acha que não consegue, em ambos os casos você está certo.Henry Ford

Uma pessoa motivada é capaz de ir mais “longe” e fazer coisas que outras pessoas não fariam por vontade própria. Um exemplo clássico é aquele das fãs do cantor Justin Bieber, que montaram acampamento meses antes do show acontecer, para poderem pegar os melhores lugares e estarem mais próximas do seu ídolo:

Apesar de eu não recomendar este tipo de atitude e achar que isso beira um pouco ao fanatismo, eu postei este vídeo para ilustrar o que a motivação pode fazer com uma pessoa. Aposto que elas têm o mesmo ânimo para pegar uma fila de supermercado, por exemplo.

Sendo assim, se você está desmotivado para aprender inglês, você precisa encontrar motivação para estudar de alguma maneira. Uma dica é se imaginar fluente no idioma. Pare e pense como será quando você falar inglês com confiança. Visualize a cena, o que você vai fazer, como vai se sentir, imagine-se sendo admirado pelos seus amigos e colegas de trabalho….

A imaginação é capaz de mexer com as nossas emoções.  Se você não acredita muito nisso, lembre de alguma vez que você riu muito. Lembre da cena, como você ficou, e certamente você irá se sentir bem e dará pelo menos um sorriso. Pratique isso diariamente.

Além disso, aproveite para ler esses dois posts publicados aqui no blog:

Você pode também querer conversar e trocar experiências em algum dos grupos de WhatsApp do blog.

Para finalizar, deixe um comentário dizendo: qual é a sua motivação para aprender inglês?

Até mais,

Ueritom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!