A “verdade” sobre artigos indefinidos 6


Este post já foi lido 2495 vezes desde 27/06/2015

Uma das primeiras coisas que aprendemos ao iniciar o estudo da língua inglesa, principalmente se estudarmos em escola ou curso que comece em nível básico, é sobre o uso dos artigos indefinidos. Pode ser que atualmente isso tenha mudado um pouco, porém no “meu tempo” (comecei a estudar inglês em 1997..lá se vão 18 anos), aprendi que os artigos indefinidos, que são A e AN, tinham uma “regrinha”, que era a seguinte:

  • A é usado quando a palavra seguinte começa com consoante;
  • AN é usado quando a palavra seguinte começa com vogal ou H “mudo” (ex: hour, honor);

Utilizei esta regra na escola, fui aprovado e continuei a vida. Algum tempo depois, descobri que não é bem exatamente assim que os artigos indefinidos funcionam. Além dessa “regra oficial”, existem algumas coisas a mais que devemos levar em consideração, e é isto que venho falar neste post.

a vs an

É possível que ao ler até aqui você esteja pensando “e agora, aprendi errado na escola, o que fazer?”. Calma, não é assim também. Não está tudo errado. O que quero dizer é que há uma diferença sutil e que irá mudar o artigo indefinido a ser usado antes de algumas palavras.

Vou direto ao ponto: onde se diz que o A deve ser usado antes de palavras que comecem com consoantes, na verdade deve-se dizer que ele deve vir antes de palavras que tenham som de consoante. Da mesma maneira, o AN deve vir antes de palavras que tenham som de vogal.

Para entender melhor, vou dar um exemplo de cada. Considere a palavra university. Esta palavra começa com u, e portanto deveria ser precedido de AN, certo? Bem, neste caso não. Isso ocorre devido ao fato de a letra U ter o som de yu, e o Y é uma consoante (chama-se de consonant sound). Sendo assim, o correto é A university e não AN university. Outros exemplos seriam user, union, Europe, unique, etc.

Já as “consoantes com sons de vogais” são mais comuns em H mudos (isso explica muita coisa..hehe) ou siglas, pois nestes casos geralmente se soletram estas siglas e algumas delas tem som de vogal. Ex: a letra F se lê éf, e a letra E é uma vogal. Sendo assim, dizemos an FBI agent, an MP3 player e an NBA match. Em caso de dúvidas, veja o post sobre o alfabeto inglês.

O caso do H mudo recebe AN porquê geralmente a letra vem após o mesmo é uma vogal. Ex: an hour (áuor), an honor (ônor), etc.

Espero que este post tenha ajudado a esclarecer este tema. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe comentário.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

6 pensamentos em “A “verdade” sobre artigos indefinidos