Acostume-se a ficar desconfortável

Este post já foi lido 2160 vezes desde 27/06/2015

Uma dúvida bastante frequente dos estudantes de inglês é “como melhorar minha pronúncia? Existe bastante conteúdo aqui no blog relacionado a pronúncia e que pode ajudar.

Existe um pequeno obstáculo que atrapalha muito na aquisição da pronúncia correta de muitas palavras: sentir-se desconfortável. Muita gente vai super bem em atividades de escrita e leitura, talvez até no listening, mas na hora de pronunciar, nem sempre as palavras são pronunciadas da maneira correta (por “correta” quero dizer da maneira como os nativos falam).

A língua inglesa possui sons que são “estranhos” para nós, porque não estamos habituados a eles, e no início é difícil pronunciar estes sons de maneira adequada.

pronuncia ingles

Um dos exemplos mais conhecidos se refere aos sons do TH. Dependendo da palavra, é necessário por a língua entre os dentes ou no céu da boca, e esse tipo de som não existe em português e em muitos outros idiomas, o que nos deixa meio atrapalhados e desconfortáveis.

Como este som não é natural para a maioria dos não-nativos, apesar de não ser difícil de pronunciar, muita gente acaba pronunciando com som de T ou D. Isso pode gerar problemas, dependendo do caso. Vou pegar como exemplo a palavra third (terceiro/terceira). O TH é pronunciado com a língua entre os dentes, porém muita gente a pronuncia com a pronúncia da palavra turd. Você sabe o que é turd? Dê uma olhada no dicionário. Eu espero (ou clique aqui).

O que você prefere? Pronunciar uma palavra de uma maneira que seja desconfortável para você ou ficar embaraçado por ter pronunciado turd?

O QUE FAZER PARA RESOLVER ISTO?

A solução para este caso é manter a prática constante. Repita os sons e as palavras continuamente até se acostumar com eles. Irá levar algum tempo até que você comece a pronunciá-los com naturalidade. Há quem diga que leva 21 dias para se criar um hábito, ou seja, transformar algo que você deseja mudar em algo incorporado em sua vida.

Sendo assim, mantenha o hábito de ficar desconfortável. A prática constante fará que com o tempo isso deixe de ser assim e você o “incorpore”.  Uma dica útil é praticar em frente ao espelho. Veja no Youtube como os nativos pronunciam e tente fazer igual. O espelho permitirá que você se policie, para verificar se está fazendo os movimentos corretos com a sua boca.

Para finalizar este post, uma pergunta: qual(is) som(ns) da língua inglesa você tem mais dificuldades em pronunciar? Deixe comentário!

Até mais,

Ueritom

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. cleberson disse:

    Gostei muito do seu artigo, e para quem está começando no inglês toda dica é bem vinda.

  2. EstevamSegin disse:

    Eu tenho alguma dificuldade em reconhecer sons devido há um problema físico interno, ou seja um forte som tipo apito misturado com o chiado de uma panela de pressão e chuva forte ( grassas a Deus sem raios e trovões). Esse problema dificulta o meu sono pois durante a noite ele é muito mais forte. O fato de quase não dormir e os remédios muito forte afetam a memorização. Apesar das dificuldades pessoais adoro suas matérias e tenho aprendido muita coisa o que é muito importante para retardar o alzheimer, muito comum após os 65 anos. Existem sons que ficam entre (AO, ,AE , UA. ETC) que é muito difícil de ser identificado. Tem também o (g, do ing) que ou não é pronunciado ou eu não o ouço de forma alguma, assim como muitas letras e até palavas escritas eu não consigo identificar nas frases. Obrigado por continuar mandando suas dicas. Não sou muito de curtir ou responder mas sou um grande admirador do seu trabalho social. Um grande abraço. Estevam.

  3. claudia disse:

    G.Afternoon!

    Ueritom

    Thanks for information,

    “Unfortunately”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.