Aprenda inglês com a Wikipédia


Este post já foi lido 1138 vezes desde 27/06/2015

Creio que você já deve ter ouvido falar da Wikipédia, a autodenominada “Enciclopédia Livre“, onde os próprios usuários do site podem inserir e editar informações sobre os artigos nela contidos. Ela está presente em diversos idiomas, inclusive, é claro, em inglês e português.

Não sei se você sabe, mas quando você está visitando um artigo na Wikipédia, há uma barra do lado esquerdo contendo uma lista com idiomas. Estes idiomas referem-se àqueles que possuem uma versão do tópico em questão. Sendo assim, a Wikpédia pode ser uma excelente forma de estudos, não só para o tema que você quer saber mais, mas também para praticar o idioma.

A ideia é simples: você acessa a Wikipédia em Português, escolhe ou pesquisa um tema e em seguida altera o idioma para inglês. Assim você poderá visualizar o texto neste idioma, que é geralmente é de onde os artigos em português são originados (traduzidos e/ou adaptados).

Alguns artigos contêm áudios ou vídeos, o que também pode ser uma ótima maneira de praticar o listening. Além disso, boa parte das palavras contém links para artigos que falem especificamente sobre o tema. Assim você consegue fazer “ligações” os tópicos e ver quais palavras são relacionadas umas com as outras em cada caso.

Além disso, existem os “projetos-irmãos” da Wikipedia, que são algumas outras categorias de informações. Como exemplos podemos citar a Wikimedia Commons, que é um banco de dados de imagens, Wikiquotes, que é um banco de dados de citações onde determinado tema aparece, Wikinews, focado em notícias, Wikilivros, coletânea de livros gratuitos, entre outros.

aprender ingles com a Wikipedia

Ou seja, na Wikipédia você encontra farto material para pesquisa e aprendizado da língua inglesa ou outros idiomas.

Esta ideia surgiu em uma conversa com um membro do Duolingo, site para aprendizado de idiomas, que disse que usava esta “estratégia” para estudar e aprender holandês.

Espero que possa ser útil a você também.

Qualquer dúvida é só deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!