Como achar “parceiros de idioma”? 2


Este post já foi lido 2535 vezes desde 27/06/2015

O objetivo principal ao se aprender um idioma é ter a capacidade de se comunicar, de compreender e ser compreendido. Em resumo, você aprende outros idiomas para interagir com outras pessoas (pelo menos na maioria dos casos).

Sendo assim, é interessante você ter (pelo menos) um “parceiro de idiomas”. O que seria isso exatamente? Bem, um parceiro de idioma é alguém que irá te ajudar a aprimorar os seus conhecimentos no idioma, seja ele inglês ou qual for.

parceiros de idiomas

Existem dois tipos de parceiros de idioma, os quais você pode entrar em contato e trocar experiências:

  • aqueles que falam o mesmo idioma que você e desejam aprender o mesmo idioma que você (ex: um brasileiro/português que deseja aprender inglês);
  • aqueles que falam outro idioma e querem aprender o mesmo idioma (ex: um russo que deseja aprender inglês);
  • aqueles que falam o idioma que você deseja aprender e podem ou não estar interessados em aprender o idioma que você fala (ex: um britânico querendo aprender português)

Cedo ou tarde, se você quiser ter um nível mais elevado de inglês, você terá que encontrar parceiros de idiomas, para praticar, diminuir erros, aprender e também ensinar.

COMO ENCONTRAR PARCEIROS DE IDIOMA?

Você pode encontrar parceiros de idiomas de dois tipos: os online e os offline. Offline são aqueles os quais você encontra pessoalmente e pratica frente a frente com a pessoa ou pessoas. Pode ser algum colega de escola/faculdade/curso, bem como pode ser um grupo de conversação. Se você mora em cidades maiores, terá mais chances de encontrar grupos assim em sua cidade.

O modo online seria através da internet (dãã..rs). Este modo abrange muito mais possibilidades, pois você pode encontrar pessoas do mundo todo. Locais para encontrar pessoas na internet existem aos montes. Vou citar alguns:

Estes sites permitem que você converse com as pessoas dentro do próprio site ou então permite que você faça amigos e os adicione ao Skype, por exemplo.

REDES SOCIAIS

As redes sociais como um todo, e os grupos do Facebook em particular, são também uma ótima maneira de conhecer pessoas parceiros para praticar inglês ou fazer novas amizades e também tirar dúvidas. Neste caso, destaco em especial os grupos Autodidatas em inglês e o EasyTalk Club, sendo que este último tem foco mais na conversação em si, enquanto o outro tem um enfoque mais em discussões relacionadas à língua inglesa (como se fosse um fórum), mas também há publicações para quem quer conversar via Skype e/ou WhatsApp.

Após achar um ou mais parceiros para conversar, você pode começar a conversar com a(s) pessoa(s), seja por escrito, seja por áudio e vídeo, caso ambos tenham microfone. Porém você precisa ter certos cuidados. Leia este post aqui, que dá dicas do que não fazer enquanto pratica a conversação com um parceiro. Foi nele que me inspirei para escrever este post.

E você, já tem algum parceiro de idiomas? De onde é/são? Como você o(s) conheceu? Há quanto tempo já conversam? Você acha que valeu a pena? Conte suas experiências nos comentários!

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “Como achar “parceiros de idioma”?