Como arranjar mais tempo para estudar inglês?

Este post já foi lido 3993 vezes desde 27/06/2015

A maioria das pessoas atualmente possui uma vida corrida. São várias coisas que temos que “dar conta” durante o dia. Casa, filhos, academia, cursos, trânsito e trabalho estão entre os vários fatores que ocupam nosso tempo durante as 24 horas que temos diariamente para fazermos as nossas tarefas habituais.

Isso faz com que boa parte dos estudantes tenha pouco ou quase nenhum tempo para estudar inglês. Sabemos que um idioma se aprende com exposição diária e constante a ele. Quanto mais tempo você “passar” com a língua inglesa, mais aprenderá.

A questão é: se tenho pouco tempo, como posso ter uma maior exposição ao idioma? Minha sugestão é a seguinte: incorpore o inglês às suas atividades diárias sempre que possível. O primeiro passo é criar um “ambiente” de inglês ao seu redor, conforme expliquei neste post. Isso ajudará a ter um contato mais constante com a língua inglesa.

como arrumar mais tempo para aprender ingles

Além disso, você pode aproveitar os intervalos entre as suas atividades principais para praticar o inglês. O tipo de recurso que você irá utilizar irá depender da atividade e da posição que você poderá ficar. Ex: quando puder ficar sentado, seja no ônibus ou no carro, no horário de almoço do trabalho ou intervalo de aulas você pode tanto assistir a vídeos quanto ler textos em inglês. Por razões óbvias, isto não vale para quando você estiver dirigindo. Neste caso, o máximo que você poderá fazer é ouvir áudios.

Se você estiver caminhando ou fazendo academia, você pode ouvir lições de inglês, áudios de conversas, músicas, ou o que mais te aprouver, dependendo também do seu nível no idioma. Se o local onde você estiver possuir acesso rápido à internet , você pode buscar conteúdos diretamente na web; do contrário, terá que salvá-los de antemão. Em outro post darei mais detalhes sobre como achar e baixar materiais interessantes na internet.

Você pode também cantar ou repetir diálogos de frases que você tenha ouvido recentemente, para reforçar, durante o banho. Como este é um momento de relaxamento, o cérebro tenderá a assimilar estes conteúdos com mais facilidade.

Para finalizar, um lembrete (apesar de estar implícito, não custa reforçar): tome cuidados de segurança para evitar lesões a você e a outras pessoas. Não faça atividades onde você tenha que se concentrar total ou parcialmente em outras coisas. Como exemplos, cito o que já foi mencionado anteriormente neste post (não ler nem assistir a vídeos enquanto dirige) e não tentar ler nada enquanto está caminhando, pois você precisa prestar atenção ao caminho enquanto dirige ou caminha. Do contrário, você pode furar um sinal vermelho, atropelar alguém, bater no carro da frente, pisar em um buraco (no caso de estar caminhando), et cetera.

Você possui alguma técnica que lhe permitiu aumentar o seu tempo de estudo? Compartilhe nos comentários! Se você já faz isso ou algo parecido, comente também contando a sua experiência. Você notou que o seu aprendizado melhorou depois disso?

Até mais,

Ueritom

11 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!