Como ler datas em inglês

Este post já foi lido 5807 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje é sobre como é feita a leitura da data completa em inglês. Já fiz um post falando sobre como ler anos em inglês. Se você não viu este post, sugiro que veja-o antes de continuar. Além disso, recomendo também a leitura dos seguintes posts, para uma melhor  compreensão do tema:

Após ler os tópicos acima, prossiga a leitura, pois agora ficará mais fácil para compreender. Vamos lá?

 como ler datas em inglês

Antes de mais nada, vamos relembrar como usamos as datas em português. Tanto na forma falada ou escrita, usamos a sequência dia/mês/ano, seja na forma abreviada ou na forma por extenso. Ex: 29 de julho de 2012 (forma por extenso) ou 29/07/2012 (forma abreviada). Lemos geralmente as datas na sua forma cardinal (vinte e nove de julho), exceto no dia inicial de cada mês, que é lido de forma ordinal (primeiro de agosto).

Já em inglês, existem algumas diferenças nas formas britânica e norte-americana para ler as datas. Vou tentar explicar agora de forma resumida cada uma delas.

INGLÊS BRITÂNICO

Na Inglaterra segue-se o nosso padrão d/m/a, porém o dia é lido em forma ordinal. Os anos são lidos conforme o post sobre como ler os anos. Para ler este post clique aqui. Algumas pessoas usam a palavra the antes do dia, mas isso é opcional. Veja alguns exemplos:

  • 24/02/1993 – 24th February 1993 – the twenty-fourth of February nineteen ninety-three;
  • 22/06/2007 – 22nd June 2007 – twenty-second of June twenty oh seven

INGLÊS NORTE-AMERICANO

Nos EUA usa-se a forma m/d/a (mês/dia/ano), ou seja, o mês vem primeiro. Costuma-se usar uma vírgula antes do ano, porém é opcional. No mais, é bem parecido com o inglês britânico. Veja exemplos:

  • 15/03/2011 -> 03/15/2011 -> March 15th, 2011 -> March the fifteenth, twenty eleven;
  • 11/09/1991 -> 01/11/1991 -> September 11th, 1991 -> September eleventh, nineteen ninety-one;

BC e AD

Dependendo da situação, usa-se também as expressões BC e AD após a data. A primeira é a equivalente ao nosso a.C (antes de Cristo) e a segunda é a equivalente ao nosso d.C. (depois de Cristo). BC significa literalmente antes de Cristo, enquanto AD tem origem na expressão latina Anno Domini, que quer dizer no Ano do Senhor (ou in the year of the Lord, em inglês).

Para finalizar, tenho a dizer que os meses do ano podem ser abreviados, com as 3 primeiras iniciais (Jan, Feb, Mar, etc), com exceção dos mês de Maio (May), Junho (June) e Julho (July), por terem já nomes pequenos.

Esse foi um resumo de como se lêem as datas completas em inglês. Em caso de dúvidas, entre em contato. Se gostou do conteúdo, compartilhe no Facebook. Até mais!

Ueritom

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!