Como usar o dicionário para aprender expressões idiomáticas 3


Este post já foi lido 1549 vezes desde 27/06/2015

É fato que dicionários ficam geralmente esquecidos nas prateleiras das nossas casas e são usados com pouca frequência. No entanto, quem estuda inglês deve ter um sempre consigo, pelo menos enquanto estiver estudando. Se você não tiver um ainda, corra já adquirir o seu. Mas também não compre apenas para dizer que tem. Use-o, “explore-o”, nem que seja para aprender uma palavra por dia, mas faça dele um aliado no aprendizado do idioma. Além do dicionário de papel, você pode também usar dicionários online, que facilitam a busca e assim o aprendizado enquanto você estiver online.

Por falar nisso, além da definição das palavras o dicionário também pode ajudar em outra coisa: você pode aprender expressões idiomáticas, phrasal verbs e afins através dele. Neste post vou mostrar como isso é possível.

expressoes idiomaticas dicionario

Não será possível demonstrar no dicionário de papel, e acho que não preciso explicar o porque, não é (risos)? No entanto, vou mostrar no dicionário online, pois o processo é praticamente o mesmo. Para ilustrar, vou usar dois dicionários online: o Michaelis, que é brasileiro é um dicionário inglês-português (ou vice-versa, entre outros idiomas), e o Dictionary.com, que é um dicionário inglês-inglês. Usarei como exemplo a palavra change, que é uma das 500 palavras mais usadas em inglês.

Basicamente, o processo consiste em abrir o dicionário e fazer uma busca pela palavra desejada. Primeiro aparecerão as definições, como de costume. No final, caso haja (nem todas as palavras terão), aparecem as definições. Veja como aparece a busca pela palavra change no Michaelis:

definicao de change no Michaelis

Note que na parte de cima, onde tem os números, são as definições. Quando elas terminam, começam a aparecer as expressões existentes com a palavra em questão (a parte onde destaquei em vermelho). Ou seja, temos ali que change of life é menopausa, to change hands é passar de um dono para outro (literalmente, mudar de mãos), e assim por diante.

Já no Dictionary.com, essa parte aparece mais ou menos assim:

change no Dictionary.com

Veja que aqui apareceu Verb Phrases, que seriam os Phrasal Verbs e Idioms, que são Expressões Idiomáticas, ambos com as suas definições.

No dicionário de papel, o procedimento é quase o mesmo. Corra agora pegar o seu dicionário para fazer um teste. Garanto que você nunca mais olhará o seu dicionário da mesma maneira. Literalmente (risos).

Por hoje é isso, espero que essa dica seja útil a você leitor. Se gostou, deixe comentário, e se não gostou, deixe também, para que possamos juntos melhorar e aprender cada vez mais.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

3 pensamentos em “Como usar o dicionário para aprender expressões idiomáticas