Cool sites – Busuu


Este post já foi lido 704 vezes desde 27/06/2015

Olá a todos.

Venho hoje trazer a todos mais um site que pode lhe auxiliar no aprendizado do inglês. O nome dele é Busuu, e oferece curso online no estilo do LiveMocha, que já foi falado aqui no blog.

O texto abaixo descreve o funcionamento do site e foi retirado do Baixaki:

“O Busuu é um serviço interessante para aprendizes de línguas estrangeiras. Afinal, com ele você aprende inglês, espanhol, alemão, francês e italiano – basicamente, os idiomas mais influentes e usados no Velho Continente – de maneira simples, e ainda, tem a chance de conversa via microfone com falantes nativos do objeto de estudo.

Uma das opções de aprendizado do site também é o português do Brasil, ou seja, dessa forma, além de aprender e receber ajuda de estrangeiros ao aprender a língua deles, você também pode ajudar aqueles que estejam tentando aprender o idioma tupiniquim.

Quando acessar o site, selecione “Registre-se grátis” e preencha os dados pedidos pelo formulário (ou use a opção “Connect with Facebook” para entrar no site usando sua conta da rede social). Cadastrado, é possível verificar algumas opções para aprender como funcionam as funções do Busuu, mas não é necessário vê-las.
Não se engane ao selecionar quais línguas você deseja aprender: somente aquelas citadas acima estão realmente disponíveis para aprendizado – caso escolha uma delas, ou nada acontecerá ou uma placa com ela será adicionada ao seu jardim, porém ao invés de abrir a página do curso ao clicar sobre ela, a página de pesquisa de amigos será aberta.
Na tela inicial há várias regiões de interesse, mas a principal é seu “jardim”, no qual são posicionadas as placas com as línguas que você domina e pretende aprender. Logo abaixo se encontram outras áreas importantes: “Sua atividade”, “Próximos passos”, “Meus amigos”, “Usuários online” e “Revisar os exercícios de outros usuários”.
A primeira exibe suas condecorações, que são diretamente proporcionais à sua atividade dentro do site – seja completando unidades dos cursos ou corrigindo exercícios de outros usuários. A segunda serve de atalho para alcançar rapidamente a lição que você parou em determinado idioma, sem precisar procurá-la por meio do menu “Cursos”.
Já a terceira mostra seus amigos online, bastante útil para quando você desejar conversar usando a ferramenta “Busuu talk”. Por outro lado, a quarta permite conhecer novas pessoas e adicioná-las aos seus contatos. Por fim, a parte de revisão serve para ajudar outros usuários e ganhar pontos de participação do site (além de ser útil para fazer novos amigos – afinal, se um aprende o idioma do outro, ambos podem atuar como revisores e progredir mais rápido).
Na parte superior do site estão posicionados menus de função bastante prática. “Cursos” permite que você acesse a página principal dos idiomas sendo aprendidos. Nelas, há como ver quais lições ainda faltam ser completadas, qual seu nível atual, erros cometidos e a área de gramática. Sempre ao cometer um erro, a lição na qual ele aconteceu aparece em “Meu vocabulário” – para removê-lo, complete a revisão da lição.
A aba “Catálogo” organiza as lições por conteúdo e nível, além de oferecer uma breve descrição sobre o assunto abordado. Em “Gramática”, por sua vez, você encontra exercícios para aprender a formar frases: isso é útil porque as funções “Premium” – que exibem as palavras do vocabulário dentro de frases, em vez de isoladamente – funcionam gratuitamente somente por sete dias.
Quando você decidir começar um curso, notará cinco opções em vermelho (ficam verdes quando terminadas) e duas amarelas. Estas são para usuários pagantes e se resumem a um arquivo PDF com todas as lições online e um podcast com o áudio de cada frase pronunciada durante a lição.
“Vocabulário” reúne um conjunto de flashcards multimídia com o conteúdo da lição: ou seja, uma imagem acompanhada com frase da língua aprendida (há a tradução embaixo) e do áudio referente àquela frase. “Diálogo” mostra uma conversa usando o vocabulário da lição.
“Escrita” são exercícios para você praticar a escrita das palavras. Com o “Busuu talk” você conversa via microfone com outros usuários daquela língua e em “Revisão” é possível rever todo o conteúdo abordado até o momento por meio de exercícios.
Os grupos do Busuu servem para diversas coisas, mas, principalmente, praticar o idioma que você deseja aprender – por exemplo, há um grupo voltado para aprendizes de inglês com a temática “Looking for a job”, isto é, “Em busca de emprego”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!