Curiosidade: Diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã Bretanha

Muita gente se confunde a respeito do significado de Grã- Bretanha, Reino Unido e Inglaterra, pensando que são a mesma coisa, quando na verdade não o são. Existem diferenças entre eles, que são explicadas logo abaixo:

INGLATERRA

É um país que tem como capital a cidade de Londres. Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu se impor politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado batizado de Reino Unido (veja a seguir). No século 19, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico se tornou um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!

GRÃ-BRETANHA

É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. O termo “Grã-Bretanha” muitas vezes é usado como sinônimo de “Reino Unido” – o que não é inteiramente correto, pois um dos países que formam o Reino Unido não fica nessa ilha.

REINO UNIDO

É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.

ILHAS BRITÂNICAS

É um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda – onde ficam dois países, a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda, também chamada de Eire (um Estado independente). Além das duas “grandalhonas”, fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey), entre outras.

 

RESUMINDO

A Inglaterra é o maior e mais conhecido país das Ilhas Britânicas. Existem duas ilhas maiores. Se pegarmos apenas os países da ilha maior (incluímos neste caso a Escócia e País de Gales), temos a Grã-Bretanha. Se juntarmos a Irlanda do Norte, temos o Reino Unido, e se juntar a Irlanda e todas as ilhas pequenas que existem ao redor, temos as Ilhas Britânicas.

Qualquer dúvida, deixe comentário.

Até mais,

Ueritom

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Rodrigo disse:

    Excepcional a informação! O Blog é realmente muito bom, o conheci por acaso, quando buscava coisas do Inglês para ajudar uma amiga! Vc está de parabéns. Me tornei e em breve minha amiga e eu nos tornaremos visitantes ativos do seu Blog.

  2. VERA disse:

    Ótimo! Nunca atinei para estas diferenças. Muito bom saber disso.
    Obrigada!

  3. Angela disse:

    Adorei!! Volta e meia esse assunto me causa confusao!!

  4. Leandro disse:

    Muito bom! Isso é um assunto que passa muitas vezes batido para muitos de nós. Valeu.

  1. 2 de agosto de 2012

    […] Na realidade, a Inglaterra em si não participa de competições nem esportes olímpicos. Pelo menos não como Inglaterra. Em competições oficiais (com exceção do futebol), eles competem sempre como Grã-Bretanha, e são regidos pela British Olympic Association (BOA, na sigla em inglês), e essa associação inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, que mesmo fazendo parte apenas do Reino Unido e não da Grã-Bretanha, entra junto “no rolo” (para mais informações, visite o post Qual a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra?) […]

  2. 24 de dezembro de 2014

    […] Veja também: Diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.