Curiosidade: o que significa a expressão SIC? 3


Este post já foi lido 2607 vezes desde 27/06/2015

É sabido que o latim, mesmo sendo considerado uma língua morta, até hoje tem influência sobre nossa sociedade. Além de ser usado pela Igreja Católica, ele é também utilizado no cotidiano. Expressões como et cetera, Curriculum Vitae e Corpus Christi fazem parte da nossa rotina diária.

É na escrita, no entanto, que se usa com mais frequência, especialmente em algumas áreas como o Direito. Esta “ciência” está cheia de expressões latinas, como sine qua non, ex tunc, habeas corpus, entre muitas outras (ou, se preferir, et cetera).

A Língua Portuguesa é originária do latim, bem como o espanhol, francês, italiano e mais algumas. Apesar disso, não são apenas as línguas latinas que sofreram influência do latim. A própria língua inglesa também utiliza expressões latinas em alguns casos.

Fiz esta introdução para falar especificamente de uma expressão latina que é usada tanto em inglês quanto em português: o sic. É bem provável que você já tenha visto esta palavrinha de três letras em revistas, jornais ou até mesmo na internet e é bem provável que tenha ficado se perguntando o que ela significa. Vou tentar explicar de forma resumida o seu significado.

SIC? O QUE É ISSO, AFINAL?

A expressão sic vem do latim e significa literalmente assim. Ela é utilizada em textos quando se faz uma transcrição literal da fala ou do texto de outra pessoa, ao se achar um erro, seja de concordância ou de grafia, bem como quando há estranheza com a informação dita/escrita pela outra pessoa.

o que quer dizer sic

Vou dar alguns exemplos para ilustrar melhor:

  • Na inauguração, Blairo e sua comitiva usavam camisetas com a foto do cacique João Arrezoamae, o “João Garimpeiro”, e uma frase atribuída a ele: “Branco qué [sic] estrada, índio qué estrada. Quando começa?”. Folha de São Paulo, 27/10/2009
  • A mãe, orgulhosa, disse a todos que seu filho é [sic] o mais inteligente.
  • A vítima escreveu no boletim de ocorrência que [sic] os cara fugirão.
  • The little boy answered “I don’t no [sic]” in the test.

No primeiro e no terceiro exemplos, ouve [sic] erro de grafia ou ortografia. Foram frases ditas e/ou escritas de maneira incorreta de acordo com as normas da Língua Portuguesa. Já no segundo exemplo, a pessoa que escreveu não põe muita fé no filho da mulher, ou achou o fato muito estranho. Por fim, a última frase é um exemplo do uso do sic em inglês. O garoto quis dizer “I don’t know“, porém escreveu de forma incorreta.

O sic deve ser usado entre colchetes e itálico, por se tratar de uma expressão latina. Falando em expressão latina, sugiro que você leia o post O que significam as siglas i.e e e.g? Recomendo também a leitura de um artigo escrito no blog Sua Língua, que fala mais detalhadamente sobre o uso do sic.

E só para constar, eu escrevi ouve de propósito, quando o correto seria houve. Foi só para poder usar o [sic] na sequência. 🙂

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

3 pensamentos em “Curiosidade: o que significa a expressão SIC?