Curiosidades – Inglês Arcaico 3


Este post já foi lido 6768 vezes desde 27/06/2015

Você já assistiu os filmes do Shrek? Caso tenha visto os filmes da série, deve ter notado que em algumas cenas do filme existe um inglês “diferente”, como por exemplo “Ye olde souvenir shoppe” no primeiro filme e “I suck-eth” no terceiro. Caso não tenha visto, veja o vídeo abaixo (entre 0:11 e 0:13):

Esse inglês “diferente” é o chamado Inglês Arcaico, que foi uma das evoluções da língua inglesa, e que tem algumas (ou várias) diferenças em relação ao inglês falado hoje. Em inglês, é chamado de Middle English, e durou aproximadamente entre os séculos XII e XVI.

Comparado com o inglês moderno, que é o que se fala atualmente, existem algumas diferenças consideráveis. Alguns exemplos clássicos se referem ao uso dos pronomes. A palavra you no singular, por exemplo, era thou, e sua forma possessiva (your) era thy/thine.

A conjugação dos verbos era diferente também. O verbo to be, por exemplo, possuía uma conjugação a mais do que hoje: na segunda pessoa do singular, a conjugação era art. Sendo assim, o que hoje dizemos you are era dito thou art. O verbo have tinha a conjugação hast (thou hast) e o verbo do era dost (thou dost), entre outros. Os verbos regulares no geral tinham a adição de –eth no final. Um exemplo é o da imagem abaixo, onde touch está como toucheth. Se quiser saber um pouco mais sobre como era a gramática desta época, clique aqui ou aqui.

Inglês Arcaico

Apesar de ser estar em desuso, este tipo de inglês aparece em alguns locais, principalmente da literatura e do cinema. O maior exemplo disto é “imortal” Shakespeare, cuja literatura “sobrevive” até hoje. Como ele viveu na época que o Middle English era utilizado, seus textos contêm muito deste tipo de linguagem. Veja um exemplo em Romeu e Julieta.

Pode-se encontrar o inglês arcaico também em algumas versões da bíblia em inglês, principalmente na versão King James da mesma. Falando em bíblia, podemos citar especificamente os 10 mandamentos e o Pai Nosso em inglês. Além disso, temos também algumas manifestações desta forma de inglês no cinema, como podemos ver neste post.

O inglês, como toda língua, passa por evolução constante, que faz com que ele mude consideravelmente após muitos anos. Daqui a 100 ou 200 anos, o inglês que falamos hoje será considerado “antigo” por quem viver nesta época, e assim sucessivamente. Vou encerrando por hoje, e continuarei em breve com novas dicas e curiosidades para que você aprenda mais sobre a língua inglesa.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

3 pensamentos em “Curiosidades – Inglês Arcaico