Curiosidades: origem do nome Bluetooth 2


Este post já foi lido 2267 vezes desde 27/06/2015

Se você possui um smartphone, tablet ou laptop (também conhecido por aqui como notebook) , é bastante provável que ele possua uma tecnologia chamada Bluetooth. Ela é uma das maneiras de comunicação existentes entre dispositivos, para, entre outros, transferir arquivos ou ouvir música. Existem até teclados e fones de ouvido sem fio que utilizam esta tecnologia.

A tecnologia é bastante útil para muita gente, mas poucos conhecem a origem do nome Bluetooth. Vou tentar explicar neste post, de forma resumida, como surgiu o nome e o que significa, e no final deixarei um link para quem quiser saber a versão “por extenso” da história.

bluetooth significado nome

Nos anos 90, foi criado um consórcio de empresas, das quais Intel, Sony e as “falecidas” Nokia e Ericsson faziam parte, pois elas “estavam em discussão para descobrir qual a melhor maneira de conduzir um único padrão sem fio na indústria, a fim de evitar a fragmentação das tecnologias nesta área“.  O nome Bluetooth foi sugerido inicialmente como um codinome a ser usado temporariamente para a nova tecnologia até que ela estivesse desenvolvida. Ao final, o nome acabou pegando e é usado até hoje.

LEGAL, MAS E DE ONDE VEIO O NOME BLUETOOTH?

A tradução de Bluetooth é “dente azul”. Este nome foi escolhido em homenagem a um rei chamado Harald Blåtand (Blåtand é o equivalente em dinamarquês para bluetooth). Ele foi o segundo rei da Dinamarca e o responsável por unificar os povos vikings da Escandinávia.

Segundo a história oficial, este rei era conhecido como “dente azul” por gostar de comer umas frutas semelhantes ao mirtilo/blueberry, o que deixava seus dentes azulados. A tecnologia foi batizada em homenagem a ele como uma analogia, pois, assim como o rei unificou os povos vikings, o Blueetooth viria para para “unir o PC e a indústria de smartphones com uma ligação sem fios de curto alcance“.

Caso você queira saber mais sobre a história do nome Bluetooth e o contexto onde ele foi criado, clique aqui.

E você, tem Bluetooth no seu smartphone, tablet e/ou computador? Você costuma usar esta tecnologia? Como? Deixe comentário!

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “Curiosidades: origem do nome Bluetooth