Desafio aos leitores: “decore” uma música 5


Este post já foi lido 1463 vezes desde 27/06/2015

Sempre acreditei que a música é algo essencial à vida das pessoas. Acredito também que ela pode ser uma ferramenta muito útil para se aprimorar o aprendizado da língua inglesa. Tanto que já falei aqui sobre dicas para aprender inglês através de músicas e fiz uma lista de 10 músicas que marcaram meu aprendizado de inglês. Sendo assim, quero lhe fazer um desafio hoje: “decorar” uma música inteira em inglês.

como decorar músicas em inglês

Isso mesmo: aprender uma música inteirinha. Ao final, você deverá ser capaz de cantá-la sem o auxílio da letra. Este é um exercício interessante para você aprimorar o seu inglês. Caso você nunca tenha feito isso, será uma nova experiência, e caso já o tenha, poderá reforçá-la.

LEGAL, MAS COMO FAREI ISSO?

O primeiro passo será escolher a música que você irá aprender “de cor”. É essencial que você escolha uma música que goste (ou pelo menos uma que não odeie..hehe), pois você irá ouvi-la com bastante frequência nos próximos dias. Recomendo que seja uma música lenta, pois facilita a você ouvir a pronúncia das palavras.

Se você estiver sem inspiração, sugiro que você escolha uma das músicas que mencionei no link acima ou ainda alguma que eu já tenha publicado em meu blog Inglês com Música. No blog você tem a “vantagem” de ter a letra no próprio vídeo da música, bem como tem a opção de baixá-la em PDF. Se você já tem um nível mais avançado, pode tentar pegar a letra “de ouvido”. Do contrário, recomendo que você pegue a letra da música para cantar junto.

Não queira ouvir e cantar tudo de uma vez. Tenha a música com você e vá cantando aos poucos. “Decore” uma linha de cada vez. Comece com a primeira linha. Você terá que ficar um pouco em cada linha. Primeiro veja a letra e ouça a pronúncia. Dê um pause, volte e cante junto. Depois pause novamente e cante sozinho. Depois passe para a linha seguinte.

Este processo deve ser “acumulatório”, ou seja, você irá sempre cantando a letra toda conforme for evoluindo. Ex: quando tiver aprendido a letra da segunda linha, cante a primeira (com a música pausada) e depois passe para a segunda. Na hora de aprender cada linha, faça individualmente, cantando e voltando até aprender, porém na hora de ver se você aprendeu realmente, cante desde o começo.

Pode acontecer de quando você estiver lá pela décima  linha, por exemplo, você esquecer parte de alguma linha anterior. Isso é normal. Neste caso, dê uma revisada onde você errou e recomece a cantar.

E AÍ, TOPA O DESAFIO?

Estou fazendo este desafio aos leitores do Inglês para Leigos com o intuito de dar uma sugestão de uma atividade diferente no aprendizado do inglês. Acredito que se você se dedicar todo dia nesta “tarefa”, conseguirá saber a música que escolheu de cor em cerca de uma semana. Sugiro que você “carregue” a música com você, seja no celular, tablet, PC, notebook, etc., bem como a sua letra, para que possa praticar no caminho para o trabalho ou estudo, por exemplo.

Ao final, quando você já estiver com a letra na ponta da língua e souber cantar sem o auxílio da letra, peço que você volte aqui e deixe comentário dizendo como foi a experiência. Se preferir você pode se gravar cantando e publicar no Youtube. Caso faça, isso, me avise que publicarei todos os vídeos de leitores que estiverem cantando. Basta mencionar no início do vídeo que ele foi feito para o desafio do Inglês para Leigos.

Por hoje é isso. Espero que tenha gostado da sugestão e que ela lhe seja bastante prática. Você pode, como ferramenta de auxílio, usar alguma ferramenta de karaokê online.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

5 pensamentos em “Desafio aos leitores: “decore” uma música