Dicas para melhorar a sua pronúncia 9


Este post já foi lido 4387 vezes desde 27/06/2015

Uma dúvida bastante comum entre os estudantes de inglês é como melhorar a pronúncia. Este post é minha tentativa de ajudar neste quesito. Ter uma boa pronúncia ajuda bastante tanto na hora de falar quando na hora de entender o inglês bem.

Assim sendo, seguem algumas dicas para melhorar a pronúncia do inglês:

1. Escolha que tipo de sotaque você deseja ter

Existem vários tipos de sotaques em inglês. Os dois mais comuns, como você já deve saber, são o britânico e o americano (ou estadunidense, se preferir). Existem ainda diferenças regionais até mesmo entre estes dois sotaques (da mesma maneira que acontece no Brasil), mas a maioria dos materiais de estudo te ajudarão a aprender o sotaque padrão.

Existem bastantes diferenças entre a pronúncia britânica e a americana. Os sons da maioria das consoantes são os mesmos (exceto principalmente pelo som das letras T e R depois de vogais), mas os sons das vogais variam bastante. O sotaque britânico tem mais sons de vogais, e algumas vogais são pronunciadas de maneira diferente.

2. Aprenda o IPA e os sons individuais do inglês

O Alfabeto Fonético Internacional (International Phonetic Alphabet – IPA, em inglês) é uma coleção de símbolos que representam os diferentes sons de um idioma. Quando você conhecer todos os sons do inglês e os símbolos que representam estes sons, você será capaz de pronunciar qualquer palavra em inglês.

Veja abaixo páginas que falam sobre IPA com relação aos sons do inglês dos EUA e da Inglaterra:

Inglês americano:

An introduction to the IPA

Inglês Britânico:

BBC Learning English

Interactive IPA Chart

pronuncia em ingles

3. Quando aprender uma nova palavra, aprenda a pronunciá-la corretamente

Quanto mais você pronunciar uma palavra de maneira incorreta, mais difícil será para corrigir depois. Você desenvolveu um hábito ruim, e leva tempo para “quebrar” um hábito ruim. Já fiz um post falando sobre isso.

Por isso é importante aprender o IPA e usar os dicionários especifícos para estudantes de inglês.

Por exemplo, digamos que você viu uma nova palavra quando está lendo um livro: outrageous. Como se pronuncia esta palavra? Vamos verificar dois dicionários online específicos para estudantes de inglês:

MW Learner’s Dictionary
MacMillan Online Dictionary

Ambos os dicionários mostra a transcrição fonética em estilo IPA da palavra: /aʊtˈreɪʤəs/

Você também pode clicar no ícone do alto-falante para ouvir a pronúncia da palavra.

4. Assista canais do Youtube relacionados ao ensino da pronúncia

Seguem aqui algumas sugestões

Sotaque americano:
Teacher Melanie
JenniferESL
Accurate English
Rachel’s English
Pronuncian/Seattle Learning Academy
Eva Easton

British accent:
The Phone Voice
VirtuAule

5. Tente imitar o inglês falado

Imitar significa copiar algo/alguém, fazer algo da mesma maneira, ou fazer as mesmas coisas que alguém faz. Você  gosta da maneira que alguém fala inglês? Tente copiar a maneira que esta pessoa fala.

Você já tentou imitar o sotaque de outro estado, para fazer graça? É mais ou menos essa a ideia!

Aqui vai uma sugestão: feche os seus olhos enquanto você está ouvindo alguém em inglês (podcasts, músicas, programas de TV, filmes, et cetera). Ouça atentamente o que a pessoa está dizendo e tente fazer os mesmos sons. Ouça os sons, não tente ver as palavras. Escolha uma palavra ou frase e escute-a muitas vezes, tentando, é claro, imitar o que está sendo dito.

6. Pratique OUVIR os sons do inglês

Antes de você ouvir a um podcast, música, etc, em inglês, leia as palavras primeiro. Destaque, circule ou sublinhe o som que você quer “trabalhar”. Por exemplo, se você tem problema com o som /I/, destaque todas as palavras que você acha que tenham o som do /I/. Leia a passagem em voz alta, para si mesmo, focando nas palavras com /I/. Ouça ao podcast (ou música, etc). Você pode ouvir o som do /I/? Pratique o som tentando imitar o que o falante está dizendo.

como melhorar pronuncia ingles

 7. Grave-se

É importante ouvir como você se sai falando em inglês para saber o que você precisa melhorar! Você pode comparar o que você está falando com o que você deseja falar. Por exemplo, você pode pegar uma frase do SuperEasy Reading e se gravar falando esta frase. Em seguida, ouça o narrador falando e compare a sua pronúncia.

Você pode gravar tanto no seu computador (é necessário microfone), no seu smartphone ou ainda no seu tablet. Existem programas ou apps para isso. Uma pesquisa rápida na internet ou nas lojas de apps dos dispositivos móveis trará algumas opções.

Em último caso, você pode também usar um gravador.

8. Pratique diariamente

Não tem jeito: a única maneira de melhorar a sua pronúncia é praticar, praticar, praticar. Sua pronúncia não irá melhorar magicamente só porque você está falando inglês. Os sons do inglês podem ser diferentes dos sons do português. Pode ser difícil e até desconfortável para a sua boca fazer alguns sons da língua inglesa.

Você precisa praticar com um objetivo. Pratique os sons do inglês até que eles fiquem tão naturais quanto os sons do nosso idioma. Isso não acontecerá do dia para a noite, mas a sua pronúncia irá melhorar gradativamente.

E então, o que achou dessas dicas? Você tem algum outro “macete” para praticar a sua pronúncia? Deixe comentário contando a sua experiência!

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

9 pensamentos em “Dicas para melhorar a sua pronúncia