Dicas para perder o medo de falar inglês

Este post já foi lido 3312 vezes desde 27/06/2015

Falar em inglês é um dos maiores medos de quem está estudando o idioma. Seja por não querer ser julgado, criticado ou não ser entendido, o fato é que muita gente se sente intimidada quando precisa conversar em inglês com alguém. Isso faz com que a pessoa fique nervosa ao falar, o que a pode ocasionar “brancos” e com isso ela pode gaguejar, entre outras coisas, e isso acaba reforçando a ideia de que não sabe falar inglês direito, podendo gerar uma “bola de neve”.

medo de falar em ingles

Tentarei aqui passar algumas dicas para tentar ajudar você, que tem medo de se expressar em inglês, seja em grupo ou individualmente, a tentar superar ou pelo menos diminuir este medo:

1. Julgue-se menos. Lembre-se que você está em processo de aprendizado e que erros fazem parte do processo. Existem pessoas que sabem mais que você, e existem pessoas que sabem menos. Então, foque em aprender e praticar e tente não se preocupar em errar ao conversar com alguém. É possível que a pessoa te ensine a forma correta. Se isso acontecer, agradeça, ao invés de pedir desculpas;

 2.  Pratique sozinho. Antes de “encarar a realidade”, pratique. Pegue textos em inglês com áudio e ouça-os primeiro, lendo-os em seguida. Compare sua pronúncia com a do áudio original. Se possível, grave-se lendo e mantenha estas gravações salvas. Assim você poderá comparar a sua evolução com o passar do tempo e sentir-se mais confiante conforme nota sua melhora. Além disso, quando você falar, se acostumará a falar, e quando tiver que falar, isso será um problema menor para você;

3. Prepare-se para situações específicas. Você vai participar de uma entrevista de emprego? Uma reunião em inglês? Vai ter que falar na frente da turma? Então estude e pratique vocabulário específico, ou seja, palavras e frases que são usadas naquela situação específica. No caso de ter que apresentar para a turma, ou até mesmo fazer uma apresentação numa reunião, estude o tema específico. Procure na internet materiais relacionados para se familiarizar com o assunto e com o vocabulário relacionado. Ensaie bastante antes do “grande dia”, através da dica

4. Aprenda e utilize “frases de emergência”: essas frases são usadas para quando você não entender algo que outra pessoa disse ou quando você não souber como dizer uma palavra ou frase em inglês.  Veja alguns exemplos:

  • Sorry?“, para quando você não entender algo;
  • Can you repeat, please?” ou “Can you speak slower?“, quando você quiser que a pessoa repita o que ela falou;
  • What does that mean?“, quando você quiser saber o significado de uma palavra ou expressão;
  • How do you say XXXX in English?“, para quando você não souber como dizer algo;

5. Insira o inglês no seu dia-a-dia: sempre que você tiver “um tempinho”, seja no ônibus, numa fila, tomando banho, entre outros, tente descrever situações que aconteceram com você ao longo do dia ou o que você estiver vendo ou visualizando no momento. Isso irá ajudar você a ampliar o seu vocabulário.

Essas são algumas dicas para você se sentir mais confiante ao falar inglês com outras pessoas. E você, tem as suas dicas? Compartilhe nos comentários!

Até mais,

Ueritom

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!