Dicas para se dar bem numa entrevista em inglês

Este post já foi lido 814 vezes desde 27/06/2015

Recebi ontem um e-mail de uma leitora, mencionando que vai participar de um processo seletivo para uma empresa japonesa, e que a entrevista será em inglês. Ela me escreveu pedindo exemplos de entrevistas.

Atendendo à solicitação dela, e aproveitando para falar um pouco mais sobre trabalho (já publiquei um post com dicas para elaborar seu currículo em inglês), vou tentar falar um pouco sobre este assunto, assim como vou publicar alguns links relacionados.

Antes de mais nada, é necessário dizer que seu nível de inglês deve ser bom. Não precisa ser necessariamente fluente, mas você deve pelo menos ter a capacidade de conseguir entender o que está sendo perguntado e saber como responder. Resumindo, você deve saber conversar em inglês. Se o entrevistador for um falante nativo de inglês (principalmente da Inglaterra ou EUA), você terá que se preparar melhor do que se for um entrevistador não-nativo, como um japonês por exemplo.

Job interview - entrevista de emprego

Além disso, você deve ter uma noção do que pode vir a ser perguntado, para já ter uma noção do que responder. Se você já participou de entrevistas em português, o que é bem provável, já deve saber mais ou menos como é o processo, quais questões são mais frequentes, quais são mais “delicadas” (exemplo: o motivo de você ter saído do seu emprego anterior), entre outros. É importante também pesquisar sobre a empresa em questão, pois se você demonstrar que conhece ou pelo menos se interessou em conhecer a empresa que está oferecendo a oportunidade, pois isso conta pontos também.

O vídeo abaixo dá mais algumas dicas sobre o tema:

Para finalizar, deixo alguns links que podem ser úteis sobre este tema:

Além disso, você pode clicar ouvir um áudio com um exemplo de entrevista em inglês (com inglês britânico, diga-se de passagem).

Bem, creio (e espero) que este material seja útil. Caso você já tenha participado (ou conheça alguém que tenha pelo menos), deixe um comentário aqui ou na página do Facebook contando a experiência.

Boa semana a todos!

s

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.