Dicionários visuais online


Este post já foi lido 1376 vezes desde 27/06/2015

Creio que já é de conhecimento da maioria dos estudantes de inglês que deve-se ter sempre à mão um dicionário para consulta, seja online  em algum site, conforme falei neste post, seja de papel ou ainda através de um arquivo PDF ou algo do tipo, que tenha sido salvo no computador. Independente da opção, um dicionário será de muita valia para quem está aprendendo inglês. Se você não tem ainda nenhum dicionário, trate de conseguir um logo.

O dicionário online tem a “vantagem” de facilitar a busca por palavras e/ou expressões. Digo isso pois basta apenas digitar a palavra desejada e clicar no “search” que já aparecerá a definição (ou definições) da palavra. Em um dicionário de papel você tem que achar a letra da palavra e depois buscar por ordem alfabética. Nada contra o dicionário de papel, só disse que é um pouco mais trabalhoso. Nada que um pouco de prática não ajude. Aliás, é útil também pois ajuda a pessoa a treinar sua atenção e também  a leitura. Recomendo fortemente que você tenha um dicionário de papel também, sempre à mão, mesmo que seja um pequeno.

Bem, o post de hoje vem falar sobre um outro tipo de dicionário, que pode lhe auxiliar muito para aumentar o seu vocabulário: o dicionário visual. Ele tem esse nome porque, ao contrário do convencional, onde você tem a palavra e a definição da mesma do lado, neste você tem uma imagem e dentro da mesma você tem a descrição de cada “parte” que a compõe. Para ilustrar (literalmente nesse caso) melhor, veja a imagem abaixo, que faz parte de um dos dicionários que localizei:

exemplo de dicionário visual online

Note que temos uma imagem de um carro e dentro da mesma a descrição das partes que o compõem (vidro, pneu, calota, para-choque, etc). O mesmo acontece com vários outros tipos de informações, como reino animal, partes da casa, corpo humano, entre muitos outros. Bastante útil para aprimorar seus conhecimentos.

Localizei alguns dicionários visuais online, porém vou mencionar quatro, que julguei os mais interessantes:

  • Merriam-webster: o tradicional dicionário de inglês possui também a sua “versão visual”, com 15 categorias principais, sendo que cada uma tem subcategorias. São aproximadamente 6 mil imagens ao todo, com milhares de palavras novas, esperando que você as conheça;
  • Visuwords: esse dicionário gráfico online, como eles se denominam, possui um sistema interessante: cada palavra pesquisada é exibida através de interligações, como se fossem moléculas. Ao passar o mouse sobre cada “átomo”, mais explicações são exibidas. Vale a pena dar uma conferida;
  • InfoVisual: Semelhante ao Merriam Webster, porém com um pouco menos de opções. Em todo caso é útil também;
  • PhotoVisual: este é um dicionário que utiliza imagens reais (fotos) em vez de desenhos, como os outros. Isso dá mais “vivacidade” à coisa. O único “contra” é que poderia ter mais categorias.

Além disso, você pode conferir também o post dicionário ilustrado para download, onde disponibilizei um dicionário de expressões usadas no dia a dia, com imagens, para download em formato PDF. Quem não viu ainda pode fazê-lo agora.

Lembre-se de curtir e compartilhar este post no Facebook. Até mais!

Ueritom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!