Diferença no uso de what e which 2


Este post já foi lido 2492 vezes desde 27/06/2015

Já falei aqui sobre os pronomes interrogativos, também chamados de “pronomes wh“. Eles recebem este “apelido” por iniciarem em sua maioria com as letras W e H. Temos como exemplos where, when, why, who, whose, what, which, entre outros. Cada um tem um significado diferente, porém os dois últimos mencionados (what e which) possuem significado parecido e costumam confundir, principalmente quem está iniciando. Vou tentar explicar hoje quando usar cada um deles em frases interrogativas.

what x which quando usar cada um

O pronome what pode ser usado tanto no sentido de o que quanto de qual. No primeiro caso, não há muito mistério, usamos o what:

  • What are you doing? (O que você está fazendo?)
  • What is she thinking about? (No que ela está pensando?)
  • What is your opinion about this? (O que você acha disso?/Qual sua opinião sobre isso?)

Quando temos What is podemos usar também a sua forma contraída, que é What’s. Sendo assim, a última frase pode ser tanto escrita quando dita “What’s your opinion about this?”

Quando what é usado com sentido de qual, a coisa complica um pouquinho, pois podemos usar tanto what quanto which. O que vai determinar “quem” será usado será a frase. Na maioria dos casos (sempre há exceções), o what é usado quando se pergunta algo sem que se dê opção de escolha à pessoa. Já o which é usado quando as opções disponíveis estão especificadas na frase. Compare as frases a seguir:

  • What is your favorite food?
  • Which is your favorite food: lasanha or pizza?

No primeiro exemplo, foi perguntado à pessoa que tipo de comida ela gosta, sem mencionar nenhuma em específico. Já no segundo caso, foram dadas duas opções para a outra pessoa escolher: pizza ou lasanha. Ou seja, o which é usado em frases mais “específicas”, onde se tem que escolher entre duas ou mais opções. Veja mais alguns exemplos, para compreender melhor:

  • Sandra and Marina are your sisters. Which one you like most?
  • What is your address?
  • What is the capital of France?
  • Which kind of house do you prefer: a small one or a big one?
Note que na primeira e na última frase tivemos o uso de one (which one, small one e big one). Para entender melhor o porque de ele estar ali, leia o  post o uso do one como pronome.
O which também é usado para escolhas de maneira “implícita”. Vou dar um exemplo: suponha que você esteja conversando com um amigo que tenha 3 carros. Você quer perguntar a ele qual dos carros ele usa para ir trabalhar. Como o seu amigo, que é dono dos carros, sabe quais são os carros que estão sendo mencionados, apesar de não ter sido ditos, você poderia perguntar: “Which car do you use to go to work?
Para saber mais sobre este tema, clique aqui ou aqui.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “Diferença no uso de what e which