Duolingo – um site “dinâmico” para aprender inglês 6


Este post já foi lido 2221 vezes desde 27/06/2015

Hoje quero compartilhar com os leitores do blog um site muito interessante que descobri nos meus estudos da língua holandesa (obviamente tem para inglês também), os quais iniciei ano passado e havia dado uma pausa, mas agora retomei. O nome do site é Duolingo. Vou escrever neste post o porquê de eu estar recomendando-o para vocês.

Primeiramente, o site é totalmente gratuito e não fica pedindo para fazer assinatura ou adquirir créditos. Nada contra quem faça isso, mas nem todos têm condições de gastar com cursos.

Sobre o site em si, na versão em português é possível estudar apenas Inglês ou Espanhol. Se você alterar o idioma do site para inglês, aparecerão outras opções. Na tela inicial (veja imagem abaixo), você poderá fazer um tour para conhecer como o site funciona. Você pode pular se quiser.

tela inicio Duolingo

Após o tour você tem duas opções: a primeira é iniciar do básico. A segunda é fazer um teste de nivelamento, onde você poderá definir verificar como anda os seus conhecimentos no inglês e, se for o caso, avançar algumas etapas.

O método utilizado pelo site trabalha ao mesmo tempo a parte de vocabulário, pronúncia, escrita e leitura. No início de cada “capítulo”, você verá algumas palavras com imagens associadas. Em seguida, será pedido a você que traduza frases contendo as palavras que você aprendeu. Veja exemplo abaixo:

tela atividade Duolingo

Ao clicar sobre uma palavra, você verá a sua tradução. Se for palavra nova, fica de cor diferente (no caso, laranja). Outra atividade de cada etapa é digitar o que se ouve. É dita uma frase e você tem que escrever o que entendeu.

Você pode praticar sem ter uma conta no site, porém se quiser salvar o seu progresso e continuar de onde parou futuramente, terá que criar uma conta.

Para cada etapa, você tem 4 “vidas”, que são representadas em forma de coração. Cada vez que você errar uma resposta, você perde um coração. Se zerar, tem que reiniciar a etapa que você está. Para avançar para a etapa seguinte, você tem que terminar a etapa atual. O sistema só libera uma etapa quando você conclui a etapa anterior.

Além disso, é possível conectar sua conta do Facebook e ver quais amigos seus já estão no sistema. Você pode também segui-los, acompanhar a evolução deles e trocar mensagens. Se alguém quiser mandar mensagem para mim, aqui está o link do meu perfil.

Para finalizar, se você tem smartphone ou tablet, pode também baixar o app deles (clique aqui para versão Android ou aqui para iPhone/iPad).

Por hoje é isto. Este é um site que me surpreendeu bastante por sua simplicidade e eficiência e por isso recomendo o seu uso a todos.

Se você já usa o Duolingo, pode deixar comentário dizendo sua opinião a respeito. Se conhecer outro sistema semelhante, deixe comentário também.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

6 pensamentos em “Duolingo – um site “dinâmico” para aprender inglês

  • Maria da Conceição Lelis da Fonseca

    Muito bom Ueritom, você foi para o nível 11. Parabéns. Vou fazer os exercícios de Português também. De tanto estudar inglês, estou esquecendo o português. Será que pode estudar 2 línguas ao mesmo tempo?
    Bem, quanto a mim, estudei 4 anos e 5 meses na Wizard. Não sai com fluente e até hoje, tenho dificuldade em ouvir e pronunciar.
    No meu comentário eu disse que achei difícil só o listen no Duolingo. No dia que enviei o comentário, eu estudei no Duolingo e só naquele dia que eu descobri que clicando no desenho da tartaruguinha, a frase é pronunciada devagar.

    • Ueritom Ribeiro Borges Autor do post

      Eu fiz o teste de nivelamento do português e fui direto para o nível 11. Você pode estudar quantas línguas você quiser ao mesmo tempo. Eu por exemplo estou no holandês e no italiano, além do português.

      Pois é, vivendo e aprendendo. Agora acho que fica melhor para você ouvir e entender o que está sendo dito, não?

      Em todo caso, obrigado por comentar e volte sempre! 🙂

  • Maria da Conceição Lelis da Fonseca

    Conheci o Duolingo há 1 mês. Achei difícil só o ouvir. Quando eu me registrei, eu fiz alguns exercícios e passei para o nível 5. Ou seja: fui dispensada de várias unidades.

    • Ueritom Ribeiro Borges Autor do post

      Mesmo? Que legal! Isso quer dizer que você tem uma noção boa do inglês. Creio que você tenha feito o teste de nivelamento e caiu neste nível. Eu por exemplo fiz o de português e já pulei diretamente para o nível 11. Creio que não tenha ido mais longe por causa de alguns erros na hora de traduzir.

      Independentemente do resultado, você pode começar do início se preferir.

      Obrigado por comentar e volte sempre ao blog!

      Ueritom

  • Dorivan

    Uso o duolingo ha algum tempo, tenho meu caderno pra revisar as frases e sempre ouço a frase falada por no minimo quatro vezes… repito cada frase em voz alta… e faco revisao dos modulos que ja passei….