É correto chamar quem nasce nos EUA de americano? 11


Este post já foi lido 4616 vezes desde 27/06/2015

Quem nasce no Brasil é brasileiro. Quem nasce na Alemanha é alemão. Quem nasce na Itália é italiano. Quem nasce na Escócia é escocês. Quem nasce em Israel é israelita. Quem nasce nos EUA é….americano? Como assim? É isso mesmo?

Essa é uma dúvida bastante frequente entre a população em geral, principalmente entre os povos da América Central e do Sul. Muita gente se ofende ou acha incorreto o uso deste termo ao se referir aos Estados Unidos, por entenderem que americano se refere a quem nasce em qualquer parte da América, seja América do Sul, Central ou do Norte. Veja exemplos de debates a respeito aqui e aqui.

Quem nasce nos EUA é americano?

Analisando por este lado, faz sentido. Usamos os termos sul-americano e norte-americano para nos referirmos às Américas do Sul e do Norte e latino-americano para nos referirmos à América Latina. Ocorre que os habitantes dos EUA, que também são americanos, têm por costume se referirem ao seu país de America. Sendo assim, quem nasce na America é American. Existem inclusive algumas canções falando sobre a America. Uma das mais conhecidas é God Bless America, que no vídeo abaixo é cantada pela Celine Dion:

Muitas pessoas alegam que isso seria incorreto devido ao fato mencionado anteriormente, e alegam que seria a mesma coisa que os franceses se denominarem europeus, e chamassem o seu país de Europe. Alguns Americans alegam que o nome de seu país é United States of America, e que utilizam o termo America como uma forma abreviada para se referirem ao seu país.

COMO CHAMAR ENTÃO?

Existem outras maneiras a se referir aos habitantes dos EUA, além de americanos. Muitas pessoas os chamam de North American (norte-americanos), que seria uma “variação” para o American. Existe também o United Statesian (que pode ser traduzido por estadunidense). Muitas pessoas, principalmente os habitantes de países de língua espanhola, usam a palavra Yankee. Existe ainda a forma U.S American (algo como “americano dos EUA”). O problema é que essas expressões são pouco usadas e a maioria das pessoas as considera estranhas.

Como se isso não bastasse, a maioria das pessoas de outras partes do mundo também se refere aos “estadunidenses” como American, conforme bem explica a Grammar Girl em seu post American and Other Demonyms. Caso houvesse um interesse de se mudar essa “mentalidade”, seriam necessários alguns anos. Como leitura complementar, sugiro que você leia este post, que traz mais algumas informações a respeito.

Por fim, gostaria de relembrar que todos os adjetivos pátrios são escritos com letras maiúsculas em inglês. Existem outras situações onde se deve usar maiúsculas. Se quiser saber mais, clique aqui e leia o post que fiz a respeito.

E você, o que acha de chamar os habitantes dos EUA de americanos? Concorda? Discorda? Deixe sua opinião nos comentários.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

11 pensamentos em “É correto chamar quem nasce nos EUA de americano?