É necessário estudar gramática para aprender inglês?

Este post já foi lido 13735 vezes desde 27/06/2015

Se você decidir fazer um curso de inglês “convencional”, a maioria deles (ou boa parte pelo menos) terá um grande foco em regras gramaticais, conjugações de verbos e afins. Minha pergunta é: será que é realmente necessário estudar todas as regras gramaticais para se aprender bem o inglês? Vou dar a minha opinião pessoal e caso você discorde, deixe a sua nos comentários.

Do meu ponto de vista, na maioria dos casos, a resposta é NÃO. Digo isso por alguns motivos. Vou começar pelo que considero ser o principal: falantes nativos não estudam gramática quando estão aprendendo a falar um idioma.

aprender gramatica é necessário?

Isto vale tanto para o inglês quanto para o português, espanhol, holandês..as pessoas aprendem sua “língua-mãe” quando são crianças, geralmente a partir de um ano de idade. Elas ouvem pessoas falando o idioma desde que nascem, e no começo (suponho pelo menos) não têm muita noção do que está sendo dito. Porém com o tempo, e com o “input” constante, elas começam a assimilar e conhecer as palavras, e instintivamente vão aprendendo como devem conjugar um verbo, quando devem usar tais palavras, quais palavras não devem falar, e assim por diante. Após certo tempo ouvindo palavras e frases no idioma o qual está cercado, elas começam a falar algumas palavras. Com o tempo, seus vocabulários aumentam e começam a formar frases, entender e responder ao que está acontecendo ao seu redor, e vão evoluindo constantemente.

Veja que até aí não houve nada de gramática. Ou você já sentou perto de uma criança de 3 anos e disse “hoje vamos falar sobre substantivos“? Duvido muito que isto tenha acontecido. No geral, as crianças começam a aprender gramática na escola, por volta de 8 anos. Até então, ela não tem a menor ideia do que é gramática ou do que são verbos irregulares, apesar de já saber usar de forma instintiva, devido à repetição constante que tem no ambiente onde mora.

Certa feita, eu estava conversando com um norte-americano que morava perto de mim à época. Ele se ofereceu para dar aulas de inglês para mim, e disse que ele começaria com conversação para depois falar de gramática e parte escrita, justificou dizendo que “nos EUA as crianças aprendem a falar primeiro e depois a escrever“. Falei para ele que aqui no Brasil também é assim.

Contei a história acima para ilustrar o que tenho falado até agora. Creio que para você ter um melhor aproveitamento, você precise ter bastante input (“entrada de dados”, no caso ouvir e ler em inglês), para que você possa, assim como os bebês, ir conhecendo os padrões do idioma. Com o tempo, você irá instintivamente perceber como usar o que e quando, sem ter que necessariamente estudar gramática. Você deve começar com materiais mais “fáceis”, de preferência os que tenham transcrição, para que você possa associar a pronúncia com a escrita das palavras.

E A GRAMÁTICA, COMO FICA? DEVO ABANDONÁ-LA TOTALMENTE, ENTÃO?

Não sou tão extremista a esse ponto. A gramática tem o seu lugar. Do contrário ela não existiria. No entanto ela foi criada a partir de como as pessoas falam, e não o contrário. É tanto que ela evolui ao longo do tempo. É só você comparar o inglês arcaico com o inglês atual que verá como o idioma evoluiu.

No entanto você não deve focar exclusivamente em gramática, pois do contrário seu aprendizado se tornará algo maçante, e a chance de você querer desistir aumentará. O inglês deve ser algo divertido de se aprender. Se você conseguir isto, evoluirá mais rapidamente.

Se você for fazer exames de proficiência em inglês, certamente terá que aprender a gramática. Porém se você estuda inglês para poder se comunicar, ela não será tão importante assim. Você irá conversar com as pessoas, porém não irá falar de gramática. Se você ficar pensando sobre as regras gramaticais enquanto fala, correrá risco de “travar” durante a conversa. Sendo assim, sugiro que você estude menos gramática e seja mais feliz! 🙂

Gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto. O que você acha de estudar gramática enquanto aprende inglês? Você a estuda? Deixe seu comentário!

Até mais,

Ueritom

21 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!