Entrevista com blogueiros: Fred Vasconcelos do blog Inglês no Supermercado 2


Este post já foi lido 889 vezes desde 27/06/2015

Olá prezado leitor do Inglês para Leigos..

Hoje, como já é “tradição” desde o mês de abril, estou publicando uma entrevista com algum blogueiro que seja reconhecido na área do inglês no Brasil. Caso você deseje ver as entrevistas anteriores, clique aqui.

O escolhido do mês utiliza uma abordagem interessante para ensinar inglês: através de rótulos de produto. É o blog Inglês no Supermercado, do Fred Vasconcelos. O seu slogan “Aumente seu vocabulário por meio de embalagem” define bem o foco principal do blog: “analisar” as embalagens de produtos em busca de palavras ou expressões relacionadas com o inglês. Veja abaixo três exemplos de posts do blog dele:

Ele também dá dicas de inglês em geral, e oferece para quem quiser baixar o e-book 70 Dicas para melhorar o seu inglês, de forma gratuita. Leia a entrevista abaixo, visite o blog, e se gostar siga-o no Twitter e no Facebook:

1. NOME, IDADE, ONDE MORA – Frederico Vasconcelos, 35, Rio de Janeiro (RJ)

2. HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ ESTUDA INGLÊS? JÁ FEZ ALGUM CURSO? VOCÊ SE CONSIDERA EM QUE NÍVEL NO IDIOMA? – Estudo inglês há uns 25 anos. Sempre estudei por conta própria. Primeiramente, fiz o Curso de Idiomas Globo (Inglês) que era vendido nas bancas de revistas. Cada fascículo do curso trazia uma fita K7 do conteúdo estudado. Depois, fiz o Curso de Idiomas Globo Avançado, que trazia trechos de filmes. Mais tarde, estudei inglês online na Englishtown. Recebi diploma e meu inglês foi considerado avançado pela escola. No meu local de trabalho, também foi oferecido o curso de inglês online da Cultura Inglesa, com preço reduzido. Aproveite essa oportunidade e fiz os níveis intermediário e avançado, para aumentar meu vocabulário. Depois disso, parei de pagar por cursos de idiomas e comecei a estudar materiais disponibilizados gratuitamente em sites norte-americanos tais como English as a Second Language Podcast e Grammar Girl. Atualmente, meu inglês é fluente.

3. COMO E HÁ QUANTO TEMPO SURGIU A IDEIA DO SEU BLOG? A ideia do blog Inglês no Supermercado surgiu em 2009. Naquela época, eu estava numa banca de jornal quando li na capa de uma revista a seguinte mensagem: “Ganhe Dinheiro com Blog”. Comprei a revista. Li as dicas e comecei a montar o blog sem ter conhecimento de WordPress, HTML, CCS ou SEO . Cometi muitos erros, mas a leitura e o tempo foram me corrigindo. Na verdade, considero os dois primeiros anos do blog um período de aprendizado.

4. VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS APENAS PELA INTERNET? Sim, é possível estudar e aprender inglês usando unicamente a Internet. Há muitos recursos que, se usados em conjunto, impulsionam o aprendizado. Há ótimos materiais didáticos online oferecidos gratuitamente. Há excelentes escolas de idiomas online. Há fóruns onde podemos tirar nossas dúvidas. E há sites que oferecem bate-papo com nativos anglofalantes.

Logo Inglês no Supermercado

5. COMO VOCÊ FEZ/FAZ PARA ESTUDAR INGLÊS? Atualmente, eu baixo arquivos de podcasts de língua inglesa e os ouço enquanto estou dirigindo. Faço isso diariamente. Recomendo os podcasts do www.eslpod.com. São ótimos. Enquanto vou ouvindo, vou imitando o sotaque dos nativos. Com esses podcasts, aprendo expressões idiomáticas e meu inglês soar de forma mais natural, parecido com o jeito dos californianos falarem.

6. VOCÊ TEM ALGUM OUTRO PROJETO (BLOG), SEJA DE INGLÊS OU QUALQUER OUTRO TEMA? Não. Atualmente, estou revisando os textos antigos do blog Inglês no Supermercado para eliminar erros de HTML, potencializar SEO e simplificar os textos do blog.

7. VOCÊ PRETENDE MORAR EM ALGUM PAÍS DE LÍNGUA INGLESA FUTURAMENTE? CASO SIM, QUAL E POR QUE ESSE PAÍS? Não pretendo morar definitivamente fora do Brasil, mas gostaria de fazer um período prolongado de um ano de inglês na África do Sul. Gosto desse país porque, em 2009, fiquei em Cape Town (Cidade do Cabo) durante três meses. Gostei muito da hospitalidade do povo e dos lugares bonitos da cidade. Nesse período, aprendi muita coisa de inglês e fiz amizade com os nativos.

8. VOCÊ DÁ AULAS DE INGLÊS, SEJA EM ESCOLA OU PARTICULAR? Atualmente, sou professor de inglês numa escola militar no Rio de Janeiro.

Essa foi a entrevista com o Fred Vasconcelos do blog Inglês no Supermercado. Caso tenha gostado, visite o blog e o indique aos seus amigos.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “Entrevista com blogueiros: Fred Vasconcelos do blog Inglês no Supermercado