Entrevista com blogueiros – Renato Alves

Olá a todos..

Estou iniciando uma nova “série” aqui no blog, que batizei de “Entrevista com blogueiros“. É basicamente um “bate-papo” com donos de outros blogs de inglês existentes no Brasil, uma troca de informações e experiências. Faço isso com a intenção de aproximarmos mais os geradores de conteúdos da Língua Inglesa no Brasil, e também dar  a conhecer outras opções de aprendizado, pois cada um tem um ponto de vista e um enfoque diferente. Mesmo sendo do mesmo “ramo”, não os considero como concorrentes e sim como parceiros.

Para começar, o primeiro entrevistado é o Renato Alves, pernambucano que mora no Recife, e que assim como eu também é autodidata e aprendeu inglês sozinho, além de ser fera em design. Taí uma foto dele:

renato_logo

Ele possui o blog Inglês na Rede e me concedeu a seguinte entrevista:

1. NOME, IDADE, ONDE MORA?

Olá, me chamo Renato Alves, tenho 20 anos e moro atualmente no Recife, Pernambuco.

2. HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ ESTUDA INGLÊS? JÁ FEZ ALGUM CURSO? VOCÊ SE CONSIDERA EM QUE NÍVEL NO IDIOMA?

Sou estudante de inglês autodidata há cinco anos e infelizmente (ou felizmente) nunca fiz curso de inglês. Sempre achei que as escolas de idiomas cobram preços exagerados, além disso, quando começei a estudar não tinha condições para pagar um curso, então tive que meter a cara nos livros e pesquisar bastante na internet.

Com tempo e dedicação (um pouco do dom também ajudou) Graças a Deus, consegui aprender sem a ajuda de um professor.

Em relação ao meu nível no idioma, eu particularmente nunca fiz teste de nivelamento, mas acredito que esteja em um nivel intermerdiário.

 

 3. COMO E HÁ QUANTO TEMPO SURGIU A IDEIA DO SEU BLOG?

A ideia de criar o Blog Inglês na Rede surgiu em Julho de 2009, naquela época eu já estudava inglês pela internet. A minha primeira tentativa foi com o Blog Trocando em Miúdos, o que veio mais tarde a se tornar na comunidade de estudantes de inglês que é hoje.

 A intenção inicialmente era praticar o que aprendia, logo depois quando começei a me interessar pela área de design e construção de sites, já pensava no Blog como uma ferramenta para ajudar as pessoas também. Nessa época já tinha estudado bastante, dava aulas particulares de inglês, então isso me ajudou bastante a entender as dificuldades dos estudantes.

Agora no mês de Abril o Blog Inglês na Rede completa 1 ano oficialmente. E espero que esteja no ar por bons longos anos. =)

 

 4. VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS APENAS PELA INTERNET?

Sim, e eu posso dizer que sou um exemplo disso. Quando me fazem perguntas como essa, sempre digo que meu inglês, 40 a 60% do que conheço foi através de pesquisas, leituras em blogs de inglês e praticando com amigos do exterior. Embora tenha lido vários livros de gramática, vocabuláro e outros afins, tenho certeza que nunca falaria bem como falo hoje ou não saberia o que sei se não fosse a internet.

 

 5. COMO VOCÊ FEZ/FAZ PARA ESTUDAR INGLÊS?

Nos dois primeiros anos eu li bastante livros em inglês e ainda contínuo lendo. Quando começei a estudar inglês achava que quem falava bem tinha que saber a gramática normativa, o que não é verdade.  Esse pensamento teve um lado positivo, pois adiquirir um conhecimento bom das regras gramaticais em inglês.

Hoje porém, eu foco mais na comunicação em si. Sempre estou conversando em inglês com amigos estrangeiros, também me reuno com amigos professores de inglês para praticar. Mas como antes, continuo lendo bastante em inglês, comprando revistas em inglês e analisando os textos, vendo palavras que não conheço, e principalmente, lendo dicas de inglês em blogs como o Blog Inglês na Rede.

 IRB-logo

 6. VOCÊ TEM ALGUM OUTRO PROJETO (BLOG), SEJA DE INGLÊS OU QUALQUER OUTRO TEMA?

Na verdade estou trabalhando em um outro projeto pessoal. Esse outro projeto seria na área de Design. Por enquanto o que posso dizer é que ele será totalmente em inglês (público alvo é do exterior). Então você pode imaginar a dificuldade que terei em criar conteúdo de qualidade em uma língua não materna.

 Também tenho um projeto para criar grupos de estudantes que estão começando e querem praticar ou melhorar o inglês. Aqui no Recife vejo que muitas pessoas tem interesse em praticar e melhorar seu inglês, mas se sentem inibidos pela vergonha. Já temos um pequeno grupo onde nos reunimos mensalmente para praticar, discurti e melhorar no inglês. Pretendo apenas aumentar esse número de forma mais organizada.

 7. VOCÊ PRETENDE MORAR EM ALGUM PAÍS DE LÍNGUA INGLESA FUTURAMENTE? CASO SIM, QUAL E PORQUÊ ESSE PAÍS?

Gostaria muito de morar ou fazer um intercâmbio para outro país. Caso tenha essa oportunidade, o país que escolheria seria a Austrália. Sempre gostei da cultura de Sydney. Me chama bastante atenção, mas não teria um motivo racional, é mais gosto pessoal mesmo. =)

 

 8. VOCÊ DÁ AULAS DE INGLÊS, SEJA EM ESCOLA OU PARTICULAR?

Fazem dois anos que leciono aulas particulares de inglês (aulas individuais), porém no final do ano passado mudei de cidade (morava em Porto de Galinhas e agora moro no centro do Recife), ainda não comecei a lecionar. Gosto muito de lecionar aulas de inglês particulares, acredito que existe um aproveitamento do aluno muito melhor comparado a aulas em grupo.

 

 9. TEM ALGO MAIS QUE GOSTARIA DE ACRESCENTAR?

Queria agradecer a você Ueritom pelo convite dessa entrevista e dizer que acompanho seu trabalho e gosto muito das dicas aqui publicadas. Acredito que os blogs de inglês são uma ferramenta muito importante no aprendizado desse idioma.

Da mesma forma que ela me ajudou e ajuda a aumentar meu vocabulário, tenho certeza que muitas outras pessoas aproveitam desse conteúdo e realizam o sonho de falar inglês fluentemente.

Abraço e até mais! =)

Essa foi a entrevista com o Renato Alves. Agora que leu tudo, aproveite para conhecer o Inglês na Rede, no www.inglesnarede.com.br. Conheça também os perfis do blog Facebook, Twitter e Google+, para ficar sempre por dentro das novidades do Inglês na Rede, assim como você está sempre antenado com o Inglês para Leigos.

Espero que tenham gostado deste post e de conhecerem mais um blog. Em breve trarei novas entrevistas com outros blogueiros. Até mais!

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!