Entrevista com blogueiros – Carina Fragozo – parte 1

Este post já foi lido 3249 vezes desde 27/06/2015

Faz um tempo que não publico entrevistas com colegas blogueiros por aqui. A última foi com o Adir Ferreira, em setembro de 2013. Se você quiser ver a lista com todas as entrevistas já publicadas no blog, clique aqui.

A entrevistada de hoje é a Carina Fragozo, criadora do blog English in Brazil, o qual acompanho e recomendo, além de ter um canal no Youtube também com ótimas dicas de inglês. Além, é claro, de uma fanpage com mais de 22 mil seguidores.

Como é de praxe, dividirei a entrevista em 2 partes, para que cada uma não fique muito extensa. Hoje publico a parte 1 e amanhã a parte 2.

Seguem as perguntas de hoje:

***

1.Nome, idade, onde mora.

R: Carina Fragozo, 28, São Paulo.

 2. Como e quando você começou o seu contato com a língua inglesa? Você chegou a fazer cursos ou é autodidata? 

Carina Fragozo

R: Comecei a aprender inglês na escola, acho que na 6ª série. Sempre estudei em escola pública e não tive as melhores aulas de inglês do mundo. Entretanto, como sempre gostei muito de inglês, prestava bastante atenção nas aulas e, lá pela 8ª série, já pegava os encartes dos meus CDs favoritos para acompanhar as letras das músicas em inglês. Até os 15 anos meu inglês era muito, muito básico e com 16 anos fiz um semestre de um curso de inglês. Estava encantada e, neste momento, tive a certeza de que queria ser professora. Aos 17, ingressei na Faculdade de Letras e tive que correr atrás para acompanhar as aulas. Foi neste período que apliquei uma série de técnicas para desenvolver o meu inglês em pouco tempo, e compartilhei todas elas neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=TIXrJvRVmsM

3. Você acredita ser possível aprender inglês apenas pela internet?

R: Não sei se posso responder esta pergunta com propriedade porque eu não aprendi assim. Aprendi muito falando em inglês com os meus colegas da Letras diariamente, lendo muitos livros e artigos em inglês, ouvindo músicas e assistindo a filmes com legendas em inglês.  Ao mesmo tempo que fazia tudo isso, cursei três semestres de cursos extra aos sábados: o primeiro foi um curso de gramática, o segundo de escrita e o terceiro de história dos países Anglo-Saxões. Ou seja, apesar de ter me esforçado muito para aprender sozinha, a oportunidade de frequentar aulas de inglês foi, também, muito importante para o meu desenvolvimento. De maneira geral, acho possível aprender muito pela internet, pois há canais fantásticos no YouTube, através dos quais você pode ter aulas de inglês totalmente gratuitas, e além disso você pode assistir a filmes e séries, participar de fóruns em inglês, conversar com estrangeiros (desde que você consiga conhecer um), enfim, dá pra aprender muita coisa. Conheço alguns casos de pessoas que tiveram muito sucesso estudando inglês por conta própria, mas é importante salientar que é preciso ter muito mais disciplina estudando sozinho do que usando as informações da internet como um complemento do aprendizado.

4. Fale um pouco sobre o seu blog. Quando começou, qual foi a sua inspiração, o que você pretendia ao criá-lo…?

R: O English in Brazil foi criado em 2011, logo depois que terminei o mestrado. Apesar de logo ter começado a trabalhar em uma escola, após entregar minha dissertação senti uma espécie de “vazio”, um desejo enorme de continuar pesquisando. Por isso, comecei a publicar algumas reflexões sobre o ensino/aprendizado de inglês no Brasil e também algumas ideias de projetos escolares que eu tinha aplicado com meus alunos na época. Com o tempo, passei a focar mais em dicas de inglês, entrevistas, dicas de sites e aplicativos, resenhas de livros e, mais recentemente, dicas em vídeo. Minha única intenção ao criar o blog foi compartilhar ideias e fazer parte de uma comunidade de pessoas que, assim como eu, amam tudo que é relacionado à língua inglesa.

***

Se você quiser ler a parte 2 desta entrevista, clique aqui. Qualquer dúvida, é só deixar comentário.

Até mais,

Ueritom

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!