Entrevista com blogueiros – Danilo Pereira, do EasyTongue BR 1


Este post já foi lido 564 vezes desde 27/06/2015

Hoje trago mais uma entrevista com blogueiros de inglês em nosso país. Após ter “passado em branco” no mês de janeiro, agora em fevereiro retomo, entrevistando o Danilo Pereira, que é professor de inglês e bloga no Easy Tongue BR. Acompanhe a entrevista dele abaixo. Caso queira ler entrevistas já feitas anteriormente, clique aqui. Segue:

***

NOME, IDADE, ONDE MORA?

Meu nome é Danilo, tenho 30 anos e moro em Ribeirão Preto – SP

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ ESTUDA INGLÊS? JÁ FEZ ALGUM CURSO? VOCÊ SE CONSIDERA EM QUE NÍVEL NO IDIOMA?

Eu estudo inglês há 7 anos. Fiz um curso regular no SENAC de minha cidade. Quanto ao nível, utilizando o CEFR (Common European Framework of Reference) como parametro, me considero no nível C1.

COMO E HÁ QUANTO TEMPO SURGIU A IDEIA DO SEU BLOG?

A ideia do blog surgiu para compartilhar o conhecimento que adquiri na língua e como um incentivo para continuar estudando e aprendendo a língua. O blog existe há 1 ano e 4 meses (para quem estiver lendo em Fev/2013). No blog post dicas de vocabulário, dicas de estudo, sites e materiais online para estudar inglês.

VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS APENAS PELA INTERNET?

Não só acho como de certa forma sou prova disso. Sempre digo aos meus alunos que a escola é apenas um dos recursos para aprendermos um idioma, mas depende muito de nós para aprendermos. Ai é que a entra a internet para nos ajudar, podemos fazer uma verdadeira imersão na língua, vendo videos (seriados/filmes/videos do youtube/vimeo ), ouvindo podcasts, lendo artigos em sites, dicas em blogs e sites de/sobre inglês, etc.

Easy Tongue BR

COMO VOCÊ FEZ/FAZ PARA ESTUDAR INGLÊS?

Como disse anteriormente, eu participei em um curso de inglês, mas algo que gosto de ressaltar, juntamente com o curso eu estudava muitas horas por conta, lendo livros para o meu nível (os Graded readers), ouvindo muito podcasts, ouvindo músicas, assistindo seriados, filmes, enfim, eu “mergulhava” diariamente na língua inglesa. Alias, eu ainda faço muito isso. Duas coisas que adoro usar para estudar são: ler livros (em inglês) e ouvir podcasts.

VOCÊ TEM ALGUM OUTRO PROJETO (BLOG), SEJA DE INGLÊS OU QUALQUER OUTRO TEMA?

No momento não, alias, inclusive o meu blog atual está meio desatualizado, confesso, mas tenho projeto para voltar a postar com maior frequência.

VOCÊ PRETENDE MORAR EM ALGUM PAÍS DE LÍNGUA INGLESA FUTURAMENTE? CASO SIM, QUAL E PORQUÊ ESSE PAÍS?

Quando eu começei a estudar, pensei em morar no Canadá, porém, quando você é casado e tem filhos (By the way, I have a cute daughter) fica um pouco mais complicado. Hoje pretendo passar algum tempo para fazer cursos de especialização, mas em um tempo mais curto.

VOCÊ DÁ AULAS DE INGLÊS, SEJA EM ESCOLA OU PARTICULAR?

Eu dou aulas de inglês em uma escola de inglês. Pretendo no meio deste ano ou ano que vem, começar a dar aulas via Skype, já que sou um apaixonado por tecnologia (olha a internet aí gente)

FALE MAIS SOBRE O EXAME DE PROFICIÊNCIA QUE VOCÊ PRETENDE FAZER, O QUE É, COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE ESTE EXAME.

Eu prestarei  um exame de certificação da universidade de Cambridgeno final do ano. Eles oferecem vários certificados, os mais procurados são: FCE (First Certificate in English) que é para quem tem nível que chamamos de upper-intermediate, pessoa que já está quase no nível avançado. O CAE (Certificate of Advanced English) é o que eu vou prestar. Ele serve para certificar que você já tem um nível avançado/fluência na língua inglêsa. O CPE (Certificate of Proficiency in English) é para aqueles que tem um nível muito avançado da língua. É o nível mais alto.

Existem outros certificados, como o TOFEL, TOEIC, ECPE (oferecido pela universidade de Michigan).

Todos estes certificados qualquer pessoa pode prestar. Se você pretende fazer uma faculdade ou estudar fora, você precisará de alguns destes ceritifcados. E existem grandes empresas (multinacionais ou nacionais) que para cargos mais elevados, exigem algum certificado como comprovação na fluência da língua.

 Foi um prazer responder estas perguntas, espero ter ajudado de alguma forma.

Cya!

***

Espero que tenham gostado. Caso tenham ficado interessados no blog do Danilo, aproveitem para curtir no Facebook, seguir no Twitter e no Google+.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

Um pensamento em “Entrevista com blogueiros – Danilo Pereira, do EasyTongue BR