Estudar inglês nunca foi tão fácil

Este post já foi lido 1375 vezes desde 27/06/2015

Há quanto tempo você estuda inglês? Um ano? Dois, talvez? Quem sabe cinco? Talvez um pouco (ou muito) mais que isso?

Independentemente de qualquer coisa, é fato conhecido que a cada dia que passa, cada vez mais pessoas estão começando a aprender inglês. Boa parte dessas pessoas usa a internet e os recursos que ela oferece. Se você está lendo este post, com certeza você é uma dessas pessoas.

estudar ingles fácil

Porém nem sempre a vida do estudante de inglês foi “fácil” assim. Vou usar o meu caso como exemplo. Comecei a estudar inglês no ano de 1997. Foi na escola. Eu morava em uma cidade com menos de 10 mil habitantes, chamada Alfredo Wagner (interior de Santa Catarina), e estudava em uma escola chamada Silva Jardim, que por sinal era a única escola da cidade à época que oferecia educação a partir da 5ª série.

Comecei com o inglês que era ensinado na escola, porém não tínhamos muitos recursos além disso. Internet era algo inimaginável para uma cidade deste porte. Celular? Nem sinal! Literalmente..risos (isso só veio a acontecer em 2005)

Para um estudante de inglês, a vida não era das mais fáceis. Não havia muita fonte de consulta, além de perguntar para os professores. Eu usava os recursos que eu tinha à disposição, que eram basicamente músicas em inglês (já falei aqui sobre 10 músicas que marcaram o meu aprendizado em inglês) e jogos de computador, que não eram traduzidos ainda. Aprendi muita coisa jogando jogos em categorias diversas, como esportes e estratégia.

Após a escola, mudei de cidade e só então é que fui ter acesso à internet (isso foi no ano de 2002). Nessa época ainda existiam poucos sites e blogs relacionados ao ensino de inglês. O ensino de inglês pela internet começou a se popularizar principalmente a partir de 2006.

Atualmente, existe uma infinidade de sites com recursos como vídeos, áudios, podcasts, chats, dicionários, tradutores, redes sociais, entre muitos outros recursos que auxiliam quem tem acesso à internet. No Brasil, este número vem aumentando a cada ano.

A lição que este post quer passar é que, a cada dia, está mais fácil aprender inglês. Bem, pelo menos não é por falta de opção. Você pode estar sem tempo, sem interesse, sem motivação ou outro motivo, porém não pode dizer que é por falta de “recursos”. Se você pode acessar à internet, tem acesso a este mundo de informações disponíveis. Você só precisa aprender a usar o Google e poderá obter muita coisa interessante.

Quem começou a estudar inglês na década de 90 ou antes disso certamente teve muito mais trabalho para ter acesso a materiais em inglês do que você tem hoje. Você está com “a faca e o queijo na mão” e só precisa “saber cortar”.

Caso você tenha sido um estudante de inglês “das antigas”, deixe um comentário aqui contando suas experiências, e como você fazia para estudar.

Até mais,

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!