Genitive case – caso genitivo


Este post já foi lido 1793 vezes desde 27/06/2015

Quando queremos dizer que algo pertence a alguém ou a alguma coisa, em inglês, podemos fazer isso de duas maneiras: uma delas é através dos pronomes possessivos (my, your, his, her, etc). Eles são usados quando estão relacionados aos pronomes pessoais (I, you, he, she, etc). Ex: It’s her car (O carro é dela).

A outra maneira de indicarmos posse é através do caso genitivo (genitive case, em inglês). Ele é usado quando temos o nome do “possuidor” e neste caso não usamos o pronome. No exemplo acima, se ela fosse Maria, poderíamos dizer It’s Mary’s carO caso genitivo é formado basicamente adicionando-se ‘s (apóstrofo mais a letra s) após o nome do “possuidor”. Existem, no entanto, algumas “regrinhas” a serem observadas, e falarei sobre isto no post de hoje.

genitive case - caso genitivo em ingles

O caso genitivo geralmente é usado para seres “animados”, ou seja, seres que têm vida e não ficam estáticos. Em resumo, isso se refere a pessoas e animais, e a substantivos relacionados (family e children são um substantivo relacionado a pessoas, por exemplo). Ex: Family‘s beach house.

Para substantivos comuns que terminem com s no singular ou cujo plural seja formado com s, acrescenta-se apenas o apóstrofo após o s já existente. Ex: Princess’ brother. Workers’ rights.

Já para o caso de nomes ou sobrenomes próprios, pode-se tanto usar ‘s como apenas o apóstrofo no final. Ex: Marcos’ dog (ou Marcos’s dog).

Quando falamos de personagens históricos (Ex: Tiradentes), clássicos (Ex: Aristoteles) ou bíblicos (Ex: Jesus ou Moses (Moisés)) cujos nomes terminem com s, pode-se tanto acrescentar apenas o apóstrofo ou usar a estrutura “the x of y”, onde x é a “coisa possuída” e y é o nome do personagem. Ex: The life of Jesus ou Jesus’ life. The death of Tiradentes ou Tiradentes’ death. The laws of Moses ou Moses’ Laws.

Se houve mais de um possuidor na mesma frase, irá depender se ambos possuem a mesma coisa ou cada um tem a sua. No primeiro caso, usa-se ‘s apenas no último. Se cada um possui a sua, usa-se ‘s em cada um deles. Veja exemplo: se dissermos John and Mary’s house, quer dizer que ambos moram na mesma casa e/ou a casa  pertence a ambos. Já se dissermos John‘s and Mary‘s houses, significa que é “cada um na sua”. Cada um mora/possui uma casa diferente.

Por fim, para coisas, lugares, objetos inanimados e substantivos abstratos, não se usa o ‘s, e deve-se usar of, na estrutura explicada mais acima. Ex: The key of the house. The capital of Italy.

Por hoje é isso. Em breve voltarei com mais conteúdos.

Até mais,

Ueritom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!