A importância de treinar seu listening 5


Este post já foi lido 2009 vezes desde 27/06/2015

Este é um guest post escrito pelo Diego Cassiolato do blog Inglês com Rock. Espero que gostem, e aproveitem para visitar o blog dele:

Muitas pessoas sentem dificuldade para entender o inglês falado, seja por nativos ou por pessoas que não tem o inglês como sua primeira língua, mas que falam com certa fluência. Muitas pessoas frequentam cursos durante anos e ao tentar entrar em contato de verdade como idioma, sentem que não entendem nada, que não conseguem falar, sentem como se nunca tivessem estudado inglês. Hoje vou falar um pouco sobre o porquê disto acontecer e no que você deveria dedicar-se mais para que seu aprendizado tenha de fato uma evolução satisfatória.

O método menos eficaz que existe para se aprender um novo idioma com certeza é o método de prender-se à regras gramaticais, tentando entendê-las a todo custo e perdendo um tempo precioso que poderia estar sendo usado para praticar o que realmente importa: suas habilidades de comunicação para o dia-a-dia. Sim, isso mesmo, você não deveria se preocupar tanto com gramática (se é que isso acontece com você), e eu te proponho a não fazer mais isso  de agora em diante. Não estou dizendo que você deve abandonar a gramática, mas sim estudá-la menos, pois praticando o idioma constantemente você conseguirá adquirir conhecimentos de gramática naturalmente. Então, vamos agora ao que você deve fazer para aprender inglês com mais facilidade (ou menos dificuldade!).

listening

Duas das habilidades que eu recomendo que sejam colocadas como prioridade para serem treinadas e praticadas são a habilidade de ouvir (listening) e a habilidade de falar (speaking). O listening, principalmente, deve ser treinado sempre que possível. Se você tiver um tempinho livre no seu dia-a-dia, nem que sejam apenas alguns minutos, é altamente aconselhável que você procure por vídeos em inglês, músicas, podcasts, canais em inglês na TV, etc. Ouvir é essencial para aprender a compreender melhor o que é dito e também ajuda muito a adquirir fluência. A partir do momento em que treinamos bastante nossos ouvidos, nosso cérebro se encarrega de memorizar frases, expressões, palavras novas, enfim, tudo o que for considerado importante para ele será memorizado. Como consequência disso, ao nos depararmons novamente com algo que já ouvimos certa vez, nosso cérebro terá muito mais facilidade para fazer uma conexão entre o que está sendo ouvido outra vez e o que já ouvimos anteriormente. Assim, acabamos nos lembrando do significado de frases e expressões e conseguimos também falar sem precisar ficar pensando se está certo ou errado, pois são informações que aprendemos, memorizamos e que agora vem naturalmente à nossa mente.

Aprender um novo idioma não é de maneira alguma decorar livros e mais livros e regras gramaticais, mas sim estar exposto ao idioma, tendo contato regularmente,  prestando atenção às coisas como elas são ditas e tentando interagir com  as  pessoas. Aprender a ouvir e esforçar-se em se comunicar são os segredos para que uma língua estrangeira seja assimilada e consequente mente aprendida de verdade.

Portanto, de hoje em diante, dedique-se mais à desenvolver o seu listening. Procure formas de se expôr ao idioma. Quanto mais exposição você tiver e com mais regularidade, mais satisfatórios serão os seus resultados. E o melhor de tudo, sem precisar ficar sofrendo. Afinal, aprender não deve ser sinônimo de sofrimento, mas sim de diversão!

Você quer também contribuir com o blog e deixar seu texto aqui? Então clique aqui e saiba como.

Até mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

5 pensamentos em “A importância de treinar seu listening