Libra – o dinheiro britânico 1


Este post já foi lido 1898 vezes desde 27/06/2015

Já falei aqui um pouco sobre o dólar, que é o dinheiro dos Estados Unidos. Hoje vou seguir por esse caminho e falar um pouco sobre o dinheiro do país que deu origem a “tudo isso” que temos atualmente, pelo menos com relação à língua inglesa: a Inglaterra.

Esta moeda é a libra, que é usada não apenas na Inglaterra, mas também nos outros países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). A Irlanda, como é independente e não está ligada ao Reino Unido, como a Irlanda do Norte, resolveu adotar o Euro, o que não foi seguido pelos “súditos”.

A libra (pound em inglês), que também é chamada de libra esterlina (Pound Sterling) tem por símbolo £ (ou GBP) e desde 1971 é dividida em 100 pence (o singular é penny e equivale aos nossos centavos). Antes dessa data, era dividido em 20 shillings cada um, e cada shilling valia 12 pence. Ou seja, 1 libra valia 240 pence. Meio confuso, não?

libra esterlina

Com relação ao dinheiro em si, como é de praxe ele é dividido em notas e moedas. Vou falar um pouquinho sobre cada uma delas agora.

MOEDAS DE LIBRA

As moedas de libra (pence) possuem em um dos lados a figura da rainha (sim, aquela distinta senhora que aparece nos eventos em geral) e do outro lado varia conforme o valor. É tradição por lá ter a figura de reis e rainhas no seu sistema monetário. É já assim há algum tempo e não deve mudar tão cedo.

Os valores de moedas existentes são:

  • 1 e 2 pence, de cobre;
  • 5, 10, 20 e 50 pence, de prata;
  • 1 libra (£1), de ouro;
  • 2 libras (£2), de ouro e prata;

moedas de libra esterlina

Do lado oposto ao da rainha, cada moeda tem uma “estampa”, conforme você pode ver neste link.

NOTAS DE LIBRA

As notas de libra começam na de £5 e passam pelas de £10, £20 e £50. De um lado cada uma traz uma personalidade famosa do país, e do outro…bem, acho que vocês já podem adivinhar quem é a coroa que aparece de coroa, não é? (risos)

Notas de libra esterlina

Cada nota possui um tamanho diferente da outra, provavelmente para evitar a falsificação. Mais informações aqui.

COTAÇÃO DA LIBRA

Assim como o dólar (e o euro, iene ou qualquer outra moeda), a libra varia diariamente. Quando precisa-se converter de uma moeda para outra, deve-se saber qual a cotação de ambas as moedas para fazer essa conversão. Para isso, pode-se usar algum site de cotação online, como o UOL Economia ou qualquer outra. Uma busca rápida no Google trará vários sites relacionados. No momento que escrevo este post, uma libra está valendo cerca de R$3,23.

Se quiser saber mais informações acerca da moeda inglesa, visite algum dos sites abaixo:

Por hoje é isso gente. Um pouco mais de conhecimento para vocês, e até a próxima.

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

Um pensamento em “Libra – o dinheiro britânico