Não se desculpe por não saber falar inglês 24


Este post já foi lido 5048 vezes desde 27/06/2015

Como blogueiro, recebo e-mails de pessoas dos mais variados tipos, com perguntas das mais variadas e níveis diversos de inglês também. Um fato que é de certa forma curioso, mas que acontece com certa frequência, é a pessoa pedir desculpas por não saber falar inglês. Acredito que todo mundo já tenha feito isso pelo menos uma vez na vida, quando estavam aprendendo alguma coisa. Tenho um comentário a fazer sobre isso, e vou escrever em caixa alta para que você grave bem: PARE DE FAZER ISSO AGORA!

SIM, MAS PORQUE DEVO PARAR DE ME DESCULPAR?

Por um motivo muito simples: quando você se desculpa, dá a impressão de estar fazendo algo errado. Exagerando um pouco, dá a impressão que você está cometendo um “pecado”. Talvez o que você falou ou escreveu até esteja incorreto, porém não é para tanto. Tenha em mente que você está em processo de aprendizagem e, como tal, tem o direito de errar.

É normal ficarmos um tanto acanhados quando falamos com alguém que sabe mais que a gente. Por mais que saibamos bem algo, sempre há algo em que saberemos pouco ou seremos uma “negação”. Não tem como ser bom em tudo.

não peça desculpas, diga obrigado

Imagine um piloto de avião, com anos de experiência. Ele domina todos os comandos e técnicas de vôo e tudo o que for relacionado. Ele é confiante no que se refere a pilotar um avião. Porém se o co-piloto tiver um ataque cardíaco, ele não terá essa confiança toda, pois é “leigo” na área da Medicina, e não saberá o que fazer. Talvez ele entre em desespero, talvez não, mas o fato é que não dará o tratamento mais adequado ao caso.

A historinha do parágrafo anterior serviu para ilustrar que, por mais que saibamos fazer algo, sempre haverá algo para aprender. O filósofo Sócrates definiu isso muito bem já na Grécia Antiga:

Quanto mais eu aprendo, mais eu descubro que não sei nada.Sócrates

Voltando ao tema, quando você se desculpa por não saber algo, está enviando um sinal negativo ao seu cérebro, e isso lhe deixa com uma sensação ruim, para baixo. E convenhamos, isso não ajuda em nada no aprendizado, sem falar que diminui a sua confiança. Além do mais, se até os nativos erram, porque você não pode?

O QUE FAZER ENTÃO?

Faça qualquer outra coisa, menos se desculpar por não saber. Minha sugestão é agradecer sempre que alguém lhe corrigir ou lhe ensinar alguma coisa nova. Sendo assim, você irá gerar uma sensação boa, pois ficará com a sensação que está aprendendo. Além do mais, a outra pessoa ficará feliz em ajudar, e é bem possível que futuramente ela venha lhe ajudar novamente, caso precise. Ou seja, todos saem ganhando.

Para resumir a ideia deste post, uma frase: não diga me desculpe,  diga obrigado.

***

E você, o que acha do que escrevi neste post? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

24 pensamentos em “Não se desculpe por não saber falar inglês