O inglês é uma língua difícil de se aprender?

Este post já foi lido 1442 vezes desde 27/06/2015

Antes de mais nada, quero deixar claro que este post reflete a minha opinião sobre este tema. Você talvez pense diferente de mim, o que é um direito seu. Se quiser, pode deixar comentário com o seu ponto de vista.

Muito se fala sobre a dificuldade de aprender inglês. Para alguns, é um bicho de sete cabeças. Para outros, é algo que acontece naturalmente. Os motivos por estas divergências de opinião variam: primeiro porquê cada pessoa é diferente da outra, e algumas têm mais habilidades em determinadas áreas que outras. Alguém pode ser ótimo em Matemática e nem tão bom assim em Geografia, por exemplo. O segundo motivo é que nem todo mundo resolve aprender inglês por vontade própria, e com isso não acha isto algo divertido. Isso faz com que, de certa forma, haja um tipo de “bloqueio” na mente que impede ou dificulta o aprendizado.

porque inglês é difícil de aprender?

Do ponto de vista prático, pode-se dizer que o inglês é relativamente fácil de aprender. Pelo menos se comparado com alguns idiomas, conforme este post explica. Por exemplo: a menos que você seja descendente de japoneses, tenho quase certeza que você acha mais fácil inglês do que japonês. E o que dizer do chinês, coreano, russo, árabe, hindi entre outras línguas, que usam caracteres “estranhos”?

O inglês, apesar de origem diferente, possui semelhanças com a nossa língua portuguesa. A primeira delas é o alfabeto, que possui as mesmas letras, apesar de serem pronunciadas de forma diferente. Além disso, ambos idiomas possuem algumas palavras em comum, com grafia e significados semelhantes.

A língua inglesa, no entanto, “ganha” da língua portuguesa, no que se refere ao processo de aprendizagem, em alguns quesitos, tais como:

  • não existe acentuação em inglês (exceto por palavras estrangeiras, principalmente de origem francesa);
  • a conjugação dos verbos é bem mais simples que no português, pois não possui uma conjugação para cada pessoa e tempo;
  • sujeitos e pronomes são mais “genéricos”, ou seja, boa parte deles servem tanto para o masculino/feminino quanto para singular/plural.

O português tem também suas vantagens com relação ao inglês. Todo idioma tem suas particularidades. Você está acostumado com o “ritmo” de um idioma, e ao entrar em contato com outro “ritmo”, é normal achar estranho e difícil. Porém com o tempo, se você tiver força de vontade e se dedicar, irá evoluir e talvez até mudar sua opinião sobre este idioma que “domina” a cultura e os negócios ao redor do mundo.

E você? Acha o inglês uma língua difícil de aprender? Deixe sua opinião nos comentários deste post, para que possamos debater este tema e assim trocarmos informações que podem ser úteis a todos.

Até mais,

Ueritom

6 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!