O medo é o que pode estar te impedindo de aprender inglês


Este post já foi lido 2440 vezes desde 27/06/2015

Todos temos medo de alguma coisa, seja em maior ou menor grau. Como diz a música do Teodoro e Sampaio: “Quem tem … tem medo“. O fato é que o medo nos protege em situações de risco, porém pode também nos atrapalhar em várias situações.

Você pode sentir medo de falar em público, medo de levar um “toco” ao falar com aquela pessoa que você está interessado/a, de ir mal na prova, entre vários outros medos que nos acometem em maior ou menor grau.

medo de falar ingles

No que se refere a aprender inglês, o medo também está presente. Você pode ter medo de falar errado e parecer bobo, ou que alguém ria de você, ou ainda de ser o “centro das atenções” quando você estiver em grupo e for sua vez de falar. Se no grupo tiver alguém que você considere melhor que você então, você provavelmente irá “travar”. (Antes de continuar, sugiro que você leia o post 4 verdades sobre aprender inglês, caso ainda não o tenha feito).

Em situações de medo, geralmente aparece aquela “vozinha” em nossa cabeça que nos diz que não iremos conseguir, que não sabemos nada, que as pessoas irão rir de nós, que devemos desistir, et cetera. Esta voz representa o nosso medo, e dependendo da intensidade, pode nos deixar em estado de pânico, nervosismo, causar o famoso “branco”, fará com que você gagueje…

Isso acaba sendo um círculo vicioso, pois se você “travou” porque estava nervoso, sua crença que não irá conseguir irá se reforçar ainda mais. Para evitar isso, você tem que aprender a lidar com o seu medo de falar inglês. Darei abaixo algumas dicas que podem ser úteis no seu caso.

COMO LIDAR COM O MEDO DE FALAR INGLÊS?

O primeiro passo é definir o que exatamente te causa medo. É o medo de ser ridicularizado se errar? É dar branco na hora? Talvez não entender o que a outra pessoa esteja falando? Quem sabe não ter assunto para conversar com a(s) outra(s) pessoa(s)? O que exatamente te faz ficar com medo?

Definido isso, pense o seguinte: qual é a pior coisa que poderia acontecer se você cometesse um erro, ou não soubesse o que dizer, ou como dizer? Te garanto que você não morreria, nem perderia uma perna (risos). Na maioria das vezes, o máximo que poderia acontecer é você ter que repetir algo, ou perguntar o que a pessoa quis dizer com isso. No dia seguinte, é bem provável que você e/ou a outra pessoa já nem se lembrem do ocorrido.

Com base nisso, tente superar o seu medo. Antes de “entrar em ação”, pense em coisas positivas. Em geral, nosso estado de espírito é moldado por nossos pensamentos. Você “trava” porque está pensando em coisas ruins, que não irá conseguir e tal, e o corpo reage de acordo. Tente pensar em alguma situação onde você se sentia muito confiante, “dono de si”, que sabia como agir e o que falar. Lembre-se como foi fácil e como você se sentiu. É bem provável que você se sinta melhor e encare o seu medo com mais facilidade.

Para finalizar, vou deixar alguns links que falam sobre como superar o medo:

Agora quero que você deixe o seu medo de lado e me conte alguma experiência onde você tenha superado algum medo seu, seja ela relacionada com inglês ou não.

Até mais,

Ueritom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!