Os sons do TH

Este post já foi lido 2170 vezes desde 27/06/2015

Já falei aqui especificamente sobre como pronunciar a palavra THE em inglês.  Ela na verdade possui duas pronúncias, dependendo do contexto (clique no link para saber mais). Assim como várias outras, a palavra THE começa com TH (neste caso o TH são dois terços da palavra, mas isso não nos interessa agora). Essa combinação de letras costuma ser uma “pedra no sapato” (ou na língua, se preferir) de quem está estudando inglês.

Temos a tendência de “aportuguesar” de certa forma a junção dessas letras, ou seja, não pronunciar o H ou então falar o TH com som de D. Exemplos: quem aqui nunca pronunciou a palavra brother como bróder? Ou então a palavra thanks como tênks? Existem alguns sotaques de alguns países falantes de inglês que até falam assim, ou ainda quem tem o inglês como segundo idioma fala assim geralmente. O ouvinte irá lhe entender se você falar assim. O importante é se fazer comunicar mais do que falar 100% correto. No entanto,       se você quer falar como os nativos, precisa aprender que a pronúncia “correta” do TH é um pouco diferente disso.

sons do TH

Existem dois tipos de sons para o TH: o primeiro é chamado de Voiceless (sem voz) e o segundo é chamado de Voiced (com voz). Em ambos os casos é necessário por a língua na parte de cima dos dentes. Imagine o ex-presidente Lula falando sopa. Imaginou? É essa a ideia. A diferença é que no Voiceless é como se você “soprasse” enquanto está com a língua entre os dentes. Sairá apenas ar, porém nenhum som (nenhuma voz). Ex: think, three, thumb, everything. Já a pronúncia Voiced é como se você estivesse fazendo um gargarejo, porém com a língua encostada nos dentes superiores. Se você colocar a mão no pescoço enquanto pronuncia, irá sentir suas cordas vocais vibrarem, pois está sendo emitido som (voz). Ex: those, there, them, that.

Achei na internet um vídeo de 10 minutos de duração que ilustra bem a diferença entre ambos. Tente não rir, pois o moço faz umas caras engraçadas de vez em quando:

Como “material de apoio”, deixo aqui uma explicação em texto, na forma de slides e também um exercício para praticar a pronúncia, extraído do site English Experts.

Caso conheça mais algum link interessante sobre este tema, postem nos comentários.

And after reading all that, I think you will be thankful to the author of this blog and will  share the content on Facebook, so other people may also know about this thing. I spent some minutes on a Monday to write about it. So, please give it worth, and let’s learn English together. Thank you!

Ueritom

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Regina Nubling disse:

    Congratulations Ueritom, this video is very good.
    Thank you for opportunity.
    Bye.

  2. Claudia disse:

    Hello,

    Ueritom,

    This blog is your perfect thanks for your help.

  3. Jussara disse:

    Adorei a explicação. A melhor que já recebi até hoje. Parabéns por pesquisar e disponibilizar para todos. Sucesso. Obrigada.

  4. Val disse:

    You have a great site… Thanks.

  5. Rodrigo disse:

    Excellent, I’m searching for Pronunciation and aplication of verbs and prepositions! Thanks a lot! Great job!

  1. 8 de junho de 2015

    […] dos exemplos mais conhecidos se refere aos sons do TH. Dependendo da palavra, é necessário por a língua entre os dentes ou no céu da boca, e esse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.