Para quem diz “não sei nada em inglês” 1


Este post já foi lido 5782 vezes desde 27/06/2015

Volta e meia ao conversarmos com pessoas conhecidas, e até mesmo alguns leitores do blog, alguns estudantes de inglês e também que não estuda o idioma, ouvimos dizer que “eu não sei nada em inglês”. É até possível, e talvez provável, que a pessoa não saiba conjugar um verbo, formar frases, não entenda nada de gramática e tal. Mas aí para dizer que não sabe NADA de inglês, acho que a pessoa está um tanto equivocada. Já vou explicar o porquê.

nao sei nada de ingles

Devido à globalização, somos “invadidos” por estrangeirismos, ou seja, palavras vindas de outros idiomas e que acabam se “integrando” ao nosso dia a dia. Não apenas do inglês, mas de vários idiomas. Quem gosta de pizza e lasagna (ou lasanha) que o diga. Esses são dois exemplos de palavras derivadas do italiano. Ou seja, você não pode dizer que não sabe nada de italiano também (risos).

Voltando ao inglês, vamos analisar: você já tomou milk-shake? Usa internet, seja em casa ou em uma lan house? Assiste a reality shows? Vai ao shopping center? Já fez strip-tease ou topless talvez? Faz download de arquivos? Já ligou para algum call center? Tem ou conhece alguém que tenha um perfil fake nas redes sociais? Já andou de ferry boat? Tem notebook (ou laptop, como preferir)? Sai com os amigos para um happy hour após o trabalho? Tem piercing no nariz, língua ou outra parte do corpo? Usa shampoo (espero que sim – risos)? Usa gloss ou blush na hora de se maquiar? Já fez um test drive de veículo?

Acho que já deu para entender o que eu quero dizer. Aposto que você conhece todas ou pelo menos a maioria das palavras que estão em itálico no parágrafo anterior. Obviamente a lista é bem maior, e não haveria espaço para postar todas aqui. Em todo caso, você pode deixar se quiser alguma palavra que conheça nos comentários, além de também dar a sua opinião a respeito do assunto.

Existe uma música chamada Samba do Approach cuja ideia central é parecida com a que falo neste post. Veja:

Espero que após ler este post você pense duas vezes antes de dizer não sei nada em inglês para alguém. Tenho certeza que não, a menos que você morasse no meio do mato e não tivesse nenhum contato com o mundo exterior. Neste caso, você não estaria lendo isso. E se ouvir alguém dizendo isso, já sabe o que dizer à pessoa, não é?

Para finalizar, sugiro que você leia o post Influência das línguas estrangeiras no inglês, que fala sobre o oposto, ou seja, de palavras em inglês que foram “influenciadas” por outros idiomas.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

Um pensamento em “Para quem diz “não sei nada em inglês”