Porque o inglês é assim e não assado? 1


Este post já foi lido 3191 vezes desde 27/06/2015

Muita gente vem me perguntar coisas variadas sobre inglês, seja no contato do blog ou nos grupos no WhatsApp, ou ainda na fanpage no Facebook. Um tipo de pergunta que é bastante frequente é “porque isso é assim em inglês?“. Ex: “porque se diz ‘I am xx years old’ e não ‘I have xx years old”?“, ou coisas do tipo.

No começo eu até tentava explicar, mas nem tudo tem “lógica” para a gente. Então, minha resposta atual é: “porque eles falam assim“.

O que eu quero dizer com isso é: “não tente entender como tudo funciona em inglês. Entenda como é que se fala e comece a usar assim“. Cada idioma tem suas próprias estruturas. Nem tudo que existe em um idioma existe no outro.

porque ingles é dificil

Por exemplo, no português não existe equivalente para o it e nem para os verbos auxiliares. Já o inglês não usa acentuação no geral (exceto em poucas palavras, a maioria de origem francesa) e tem conjugações de verbos menos ‘complexas’. O inglês sofreu influências de vários idiomas (mais que o português) e “herdou” algumas coisas de alguns deles.

Aposto que entre existem muita coisa que seus amigos e familiares fazem que você não entende o motivo, mas você gosta dessas pessoas ainda assim, e os aceita do jeito que são. Tente fazer o mesmo com a língua inglesa. Existe uma frase que se algumas pessoas dizem para os amigos quando estes estão sofrendo o final de um relacionamento: “aceita que dói menos“.

Se você tentar entender coisas que nem sempre têm lógica para uma “mente treinada” em outro idioma, você irá se estressar e achar o inglês difícil. A energia gasta neste processo poderia ser empregada em aprender novos conteúdos.

Resumindo: se você aceitar o inglês como ele é ao invés de tentar entender o porquê de tudo, você irá aprender mais e irá gostar mais do inglês. Com o tempo, você irá se acostumar e deixará de pensar nisso. Palavra de quem tem quase 20 anos de aprendizado de inglês. 😉

Mesmo que você tenha que fazer uma prova que exija o estudo da gramática, foque em aprender o como, e não o porquê, que você obterá melhores resultados.

Este post foi feito com base na minha opinião. Você tem todo o direito de concordar ou discordar. Você pode deixar o que pensa sobre isto nos comentários, logo abaixo.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

Um pensamento em “Porque o inglês é assim e não assado?

  • Alberto Utida

    Sou professor de inglês do Estado no ensino médio em SP e constantemente ouço dos alunos que o inglês é difícil e que nunca lhe ensinaram direito e portanto nunca aprendem. Ate quando o povo utilizará essas drsculpas ?