Qual a função da rainha da Inglaterra? 3


Este post já foi lido 9808 vezes desde 27/06/2015

Como todos sabem, o Reino Unido possui um sistema que possui monarquia, e como tal, tem um “soberano”, que atualmente é a rainha Elizabeth II. E a rainha da Inglaterra exerce uma fascinação tão grande sobre o povo britânico que ela é mencionada claramente no hino deles.

No entanto, quem vê de fora tem a impressão que a rainha está lá apenas para “enfeite” e fica pensando para que ela serve. Talvez a pessoa se pergunte também “será que ela manda alguma coisa?”, entre outros. Neste post vou tentar falar um pouco sobre a monarquia britânica e em especial sobre a sua rainha, na tentativa de esclarecer este tema.

rainha da Inglaterra

Oficialmente, a rainha da Inglaterra é também chefe de Estado. Ela tem por funções, entre outras coisas, sancionar leis, declarar guerra caso necessário, é ela quem nomeia o primeiro-ministro (após as eleições gerais), entre algumas outras funções. Estas funções são chamadas de prerrogativas reais.

Na prática, no entanto, a maior parte de suas ações é feita pela rainha é por “recomendação” do Parlamento, e ela pode até se recusar a seguir esta recomendação, porém é pouco comum, e causaria uma crise institucional se acontecesse. A última vez que isso aconteceu foi em 1708. Em 1649, o rei Charles I foi decapitado por não seguir a estas “recomendações”.

A Monarquia Britânica era absolutista até o século XVII. Isso quer dizer que ela “mandava sozinha” e tinha poder absoluto para decidir o destino político do Império. Porém desde 1688, após a Revolução Gloriosa, a monarquia teve seus poderes limitados pelo Parlamento, que passou a realmente comandar o país. Ainda assim, ela foi preservada e continua até hoje.

Em resumo, pode-se dizer que a rainha não tem poder político, porém a instituição monárquica britânica se mantém “viva” por ser um símbolo de orgulho por toda uma tradição de séculos de história. Para quem olha de fora parece não ter muita vantagem nisto, porém para eles isso parece fazer sentido, e portanto eles mantêm este sistema.

Caso você queira saber mais sobre este tema, visite os links a seguir:

Por hoje é isto. Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos. Aproveite para curtir o Inglês para Leigos no Facebook, caso ainda não o tenha feito.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

3 pensamentos em “Qual a função da rainha da Inglaterra?