Qual a diferença entre do e make? 4


Este post já foi lido 1608 vezes desde 27/06/2015

No começo do meu aprendizado em inglês, lá pelo final da década de 90, eu me deparei com uma dúvida que creio ser comum a muitas pessoas que estejam aprendendo inglês, seja pela internet, presencial, via msn, skype, ou como for. A dúvida é a seguinte: qual a diferença entre do e make?

Ambos são verbos irregulares e possuem, se contados isoladamente pelo menos, o mesmo significado: fazer. A diferença está nos seus usos, que podem ser resumidos mais ou menos da seguinte maneira:

do x make

MAKE

Basicamente, o make significa “criar” ou causar algo, fazer acontecer, produzir um resultado, fabricar um produto.  Ex: make a cake (fazer um bolo),  make noise (fazer barulho), make trouble (“fazer”, ou seja, causar, um problema), make friends (fazer amigos).

DO

Por outro lado, do normalmente se refere a fazer algo sem se referir ao resultado. Sendo assim, você pode do exercises (fazer exercícios), do your job (fazer o seu serviço), do nothing (fazer nada).

Dependendo do contexto, tanto do quanto make podem ser usados, para dar significados diferentes à frase. Ex: Teachers make homework (criam o dever de casa), enquanto students do homework (o resolvem).

Disponibilizei duas listas com expressões usadas com do e expressões usadas com make para download, com o intuito de facilitar o aprendizado.

Importante: do e make são verbos irregulares e seguem todas as regras de conjugação, tanto no presente como no passado e futuro. Qualquer dúvida, use o conjugador de verbos ingleses. Estes conteúdos, assim como outros, estão disponíveis também na seção de downloads do blog.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

4 pensamentos em “Qual a diferença entre do e make?