Qual a maior palavra da língua inglesa?

Este post já foi lido 1328 vezes desde 27/06/2015

Saber qual é a maior palavra de qualquer idioma sempre será um tema controverso. Em português, por exemplo, no tempo de escola eu ouvia dizer que a maior palavra da língua portuguesa era inconstitucionalissimamente. Havia até competição para ver quem conseguia escrevê-la corretamente. No entanto, de acordo com a Wikipedia, existem outras palavras maiores que esta.

Em inglês também não há consenso sobre isto.  O pessoal do dicionário Oxford, por exemplo, considera a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis (45 letras) como a maior da língua inglesa. Pelo menos é a maior que consta no dicionário deles. Este “palavrão” se refere a um tipo de doença que ataca o pulmão ou, mais especificamente, “uma doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Existe uma palavra menor para descrever esta doença: pneumoconiosis. Se quiser ver outras palavras grandes citadas pelo site, clique aqui.

maior palavra da lingua inglesa

Já o pessoal do dicionário Merriam-Webster menciona o nome de um habitante encontrado em uma ilha da Oceania e que tem 120 letras:  Tuimidrenicagitokalauenatobakonatewaenanonaskoktamanakisomosomome-lakivolainaivolanikawabulasokomailesutalesigadua.

Existem outras três palavras que são contestadas por muita gente, por um motivo ou por outro. A primeira é uma palavra de 183 letras, que começa com Lopadotemachoselachogaleokranioleipsano.. e termina com ..pterygon. Esta palavra é uma transliteração do grego para “nome de um prato composto de todos os tipos de guloseimas, peixe, carne, aves e molhos“.

A segunda maior palavra da língua inglesa tem 1909 letras, começa com Methionylglutaminylarginyltyrosylglutamyl e termina com ..serine. Esta palavra é reconhecidamente a maior palavra impressa da língua inglesa. É uma palavra de ordem técnica, porém não está no dicionário.

longest words

A maior palavra da língua inglesa, de modo absoluto, é o nome químico da titina, uma proteína bastante longa presente em nosso corpo. A palavra possui 189.819 letras. Ela começa com methionylthreonylthreonylglutaminylarginyl… e termina com ..isoleucine. Leva-se várias horas para pronunciar a palavra por inteiro.

No vídeo abaixo, por exemplo, o rapaz leva mais de 3 horas para pronunciar toda a palavra. Note que nem a flor resistiu à “maratona” (risos). Assista se tiver tempo e paciência:

De forma resumida, pode-se que dizer que a maior palavra da língua inglesa dependerá do ponto de vista. Se você estiver contar apenas palavras que estejam em dicionários, será uma. Se contar no geral, será outra. Há quem diga que o “palavrão” de mais de 100 mil letras foi inventado apenas para bater o recorde.

Se você quiser ver um slideshow falando sobre este tema, clique aqui e aqui.

Até mais,

Ueritom

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!