Quando usar NO e NOT em inglês? 2


Este post já foi lido 4028 vezes desde 27/06/2015

Recebi uma mensagem de uma leitra do blog esta semana perguntando qual a diferença entre NO e NOT? Ou seja, quando usar cada um deles? Resolvi então escrever este post para tentar responder esta pergunta. Que ambas são usadas para negações, creio que esteja claro. Só falta saber como/quando/onde usar cada palavra.

A regra geral é usar NOT após o verbo ou auxiliar e o NO para responder perguntas “fechadas” (aquelas cuja resposta é sim ou não), vindo geralmente no começo da frase. Veja exemplos:

  • I do not play piano.
  • Sandra is not my not my sister.
  • Do you like to eat cucumber? No.

A palavra NO também pode ser usada no lugar de NOT ANY após o verbo, para indicar negativa. Neste caso, o auxiliar “desaparece” e o verbo é conjugado como se estivesse na forma afirmativa. Isto ocorre para se evitar a “dupla negativa”. Saiba mais sobre isto no final deste post.

no x not em ingles
Exemplos:

  • Marcos doesn’t have any friends. <-> Marcos has no friends.
  • I don’t want any excuses. <->I want no excuses.

Usa-se também NO em frases onde se quer impedir e/ou proibir alguma ação, que é indicada através de algum verbo. Neste caso, o verbo tem -ing no final: No swmming, No smoking allowed, etc.

É possível também usar NO em início de frase quando ele vem sucedido por um substantivo. Neste caso, ele tem sentido de nenhum. Ex: No parents came to last meeting.

Por fim, usa-se NO em algumas expressões, como no way (de jeito nenhum) e no problem (sem problemas).

Parece um pouco confuso? Fique calmo(a), com o tempo você vai observando essas palavras “em ação” e vai se acostumando com o uso de cada uma. Quando mais você ler e ouvir inglês (quanto mais “input” você tiver), mais rápida será a sua compreensão do idioma.

Para finalizar, deixo aqui alguns links para complementar este tema:

Por hoje é isso. Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, é só deixar comentário.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

2 pensamentos em “Quando usar NO e NOT em inglês?