Quantas formas verbais existem no inglês?

A pergunta do título deste post é um pouco difícil de responder. Existem várias “teorias”, cada qual encara a questão de um ponto de vista diferente. É um tanto complicado dizer que uma está correta e as outras estão incorretas, pois algumas são mais “simplistas” e focam nos tempos, enquanto outras são mais detalhistas e contam cada variação possível em separado.

A resposta mais simples que encontrei nas buscas que fiz dizia que existem apenas duas formas: presente e passado. A pessoa que disse isso alegava que existem as formas no presente e no passado, e que a conjugação no futuro é feita com o uso dos verbos auxiliares, não tendo portanto uma forma própria. A mais “avançada” que encontrei disse que existem 41 formas verbais no inglês. Uma variação bastante grande, não acham?

English Tenses - Tempos Verbais em inglês

Houve uma variação que apareceu com uma certa frequência nas buscas que fiz, e é esta que mencionarei aqui. É uma forma com 12 tempos verbais diferentes, no presente, passado e futuro. Vou mencioná-las abaixo, em forma de lista, e usarei o verbo to play para ilustrar a conjugação (obs: os tempos Continuous são  também chamados de Progressive. Sendo assim, Past Continuous é o mesmo que Past Progressive, e assim por diante):

1- Past Simple = I played.
2- Past Continuous = I was playing.
3- Past Perfect = I had played.
4- Past Perfect Continuous = I had been playing.
5- Present Simple = I play.
6- Present continuous = I am playing.
7- Present Perfect = I have played.
8- Present Perfect Continuous = I have been playing.
9- Future simple = I will play.
10- Future continuous = I will be playing.
11- Future Perfect = I will have played.
12- Future Perfect Continuous = I will have been played.

Essas são as formas “oficiais”. Existem ainda os Emphatic Tenses, que é quando queremos enfatizar (usando o do ou did para isso. Leia mais aqui). Existe também a voz passiva, o modo imperativo, além do gerúndio e particípio.

Sim, é um pouco confuso a princípio. Porém você irá aprender com a prática. Talvez você não concorde com o que está escrito aqui. Como mencionei no princípio deste post, existem opiniões divergentes a respeito do tema. O jeito é praticar e estudar, para que você possa “dominar” as conjugações e quando usá-las.

Aqui no Inglês para Leigos você possui bastante material  para poder aprimorar o seu inglês. Procure com calma que é possível que você encontre o que procura. Caso não encontre, entre em contato que farei o possível para ajudar. Você pode, antes disso, utilizar um conjugador de verbos em inglês.

Até mais,

Ueritom

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Amanda Oliveira disse:

    O melhor teacher, dicas preciosas vlw 😉

  2. Atenir disse:

    Thanks very much Ueritom. I like so much your tips.
    Have a great years.

  3. Claudia disse:

    Hi,

    G.afternoon!

    Ueritom,

    I would like to thanks for your help,your Blog is very useful.

  4. Adão disse:

    I’m grateful for your help , your information is very important for me.

  1. 13 de janeiro de 2014

    […] Present Perfect é um tempo verbal que costuma causar muita confusão na cabeça das pessoas. O fato de não ter um “equivalente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.