Some, any, no e derivados 11


Este post já foi lido 15125 vezes desde 27/06/2015

As palavras some, any e no possuem significados semelhantes e por isso costumam causar confusão em quem está estudando o idioma. O uso de uma ou outra dependerá se a frase é afirmativa, negativa ou interrogativa. Além disso, existem os “derivados” destas três palavras. Vou tentar “clarear” um pouco mais este tema neste post.

some any no

SOME

A palavra some significa algum(a)/alguns(mas) e é usado na maioria das vezes em frases afirmativas. Em frase negativa não se usa (eu pelo menos nunca vi). Ela pode também aparecer em frases interrogativas, quando se quer oferecer ou pedir algo para outra pessoa. Veja exemplos:

  • I have some ideas for this project. (Eu tenho algumas ideias para este projeto);
  • My friend needs some advice. (Meu amigo precisa de alguns conselhos);
  • Would you like some coffee? (Você aceita um pouco de café?);

ANY

O any é o mais “flexível” dos três. Ele aparece tanto em frases afirmativas, significando qualquer (ou após If, com significado de algum(a)), em frases negativas, significado nenhum(a) e em interrogativas, significando algum(a). Veja exemplos:

  • If you have any questions, feel free to ask. (Se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar);
  • There aren’t any beaches in this state. (Não existe nenhuma praia neste estado);
  • Take any clothes you want. (Pegue qualquer roupa que você quiser);
  • Do you have any money to borrow me? (Você tem algum dinheiro para me emprestar?);

NO

O no é usado com sentido de nenhum e é usado de forma intercambiável com o any, porém com uma pequena diferença. Nas frases negativas contendo any, é necessário o uso de um auxiliar ou verbo (don’t/doesn’t/didn’t/won’t/isn’t etc) para indicar a negação, pois o any por si mesmo não expressa a negação. Já o no tem essa característica, e então o “auxiliar negativo” deve ser removido, para evitar duplicidade na negação. A frase fica como se fosse afirmativa, porém o no a torna negativa.

Sendo assim, a frase “Sandra doesn’t have any friends in this city”  fica assim com o no: “Sandra has no friends in this city”.

Se você quiser fazer exercícios relacionados ao uso destas três palavras, clique aqui.

DERIVADOS

As palavras some, any e no também possuem derivados, que são formados acrescentando-se os sufixos –thing, -body e -one. Ou seja, teremos as palavras something, somebody e someone; anything, anybody e anyone; nothing, nobody e no one.

no any some

O funcionamento destas palavras é parecido com os das suas “originais”. As palavras que terminam com -thing se referem a coisas (alguma coisa, coisa alguma (nada), qualquer coisa), enquanto que os que terminam com -one e -body se referem a pessoas (alguém, ninguém, qualquer pessoa).

Note que no one é separado, enquanto que todas as outras formas são escritas sem espaços (tudo junto). Como elas seguem um padrão, você pode fazer a “variação” com anything e nothing, anybody e nobody, etc.

Ex: I don’t have anything to say <=> I have nothing to say. (Eu não tenho nada para dizer).

Para finalizar, existe a palavra none, que é derivada de no. Ela tem o significado de nenhum, porém é usada quando não há um substantivo em seguida. A palavra no será sempre seguida de substantivo (quando for usada no sentido de nenhum), enquanto que none não será sucedido por substantivo. Veja exemplos:

  • I have no money in my pockets.
  • Money? I have none.
  • Sandra has three sisters, and you have none.
  • None of my relatives came to the party last Sunday.

Por hoje é isto. Espero que tenha ficado claro este tema. Em caso de dúvidas, deixe comentário perguntando que responderei assim que possível.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

11 pensamentos em “Some, any, no e derivados