TED: uma ótima opção para treinar o listening e o reading 9


Este post já foi lido 11756 vezes desde 27/06/2015

Uma das maneiras mais eficientes de se aprender inglês é treinando bastante o listening (o ato de ouvir em inglês) e o reading (leitura). Ambos são formas de input (termo usado na informática para se referir à entrada de dados), ou seja, são maneiras de você “absorver” a língua inglesa no seu cérebro.

Existem sites e aplicativos onde você pode fazer isto, como o SuperEasy Reading, que falei há algum tempo aqui. Hoje, porém, quero falar de outro site, que é também muito interessante para treinar essas habilidades: o TED.

O TED é um acrônimo para Techonlogy, Entertainment and Design e é uma série de palestras realizadas inicialmente nos EUA e na Europa, com palestrantes que falam sobre temas variados, com “ideias que merecem ser espalhadas” (daí vem o slogan deles, “Ideas worth spreading”).

O interessante do TED, e que irá ajudar você a praticar seu listening e seu reading, é que as palestras realizadas por eles estão disponíveis no site, gratuitamente, e com a opção de legenda no vídeo. Não só isso: você pode escolher a legenda entre vários idiomas, incluindo o inglês e o português!

ted aprender ingles

Ao entrar no site, você tem uma lista com alguns vídeos de palestras em destaque. Se quiser ver algum deles, é só assistir. Ou então você pode tanto ir em Watch ou em Discover para navegar pelos vídeos, inclusive por tópicos. Existe ainda a opção de usar a busca para encontrar os vídeos no campo de busca na barra lateral.

Ocasionalmente, pessoas mundialmente famosas, como Bill Clinton e Bill Gates, aparecem por lá. Mas quero destacar aqui um vídeo do Mark Pagel, intitulado “How language transformed humanity“:

Este vídeo é só para demonstrar como funciona o TED: você pode assistir ao vídeo com legenda no próprio vídeo, no idioma que você escolher. São dezenas de idiomas disponíveis. Você pode inclusive alterar o idioma durante a execução do vídeo:

trocar idiomas TED

Se você clicar em “Transcript“, você terá acesso à transcrição completa do vídeo, podendo também alterar o idioma a qualquer momento. É possível também copiar  o texto da transcrição e colar onde você quiser.

Por fim, usuários de iPhone/iPad podem usar o TediSUB, um app que permite visualizar com legendas em 2 idiomas simultaneamente. Os usuários do Android têm o app oficial também.

Espero que você tenha achado esta dica útil. O Ted, ao contrário de áudios “prontos”, permite que você pratique com discursos de pessoas reais, sobre temas reais. Então é algo mais dinâmico.

Quem visitar o site, peço que deixe comentário dizendo o que achou.

Até mais,

Ueritom


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastrar!

9 pensamentos em “TED: uma ótima opção para treinar o listening e o reading