Usando DO em frases afirmativas

Este post já foi lido 7688 vezes desde 27/06/2015

Os verbos auxiliares são parte importante da conjugação dos verbos na língua inglesa. Dentre eles temos do/does/did, will, would, entre outros. Aprendemos desde cedo que o do e suas variações (does e did) são usadas nas conjugações das frases negativas e interrogativas no tempo presente. Como exemplo, podemos usar as frases “I don’t wanna stay at home tonight” e “Where did you go yesterday?“.

Aprendemos também que em frases afirmativas não se usa auxiliar, apenas o verbo conjugado, com uma conjugação especial para a terceira pessoa e a conjugação “padrão” para o restante das pessoas. Já falei sobre isso no post Conjugação dos verbos no present tense em inglês, que foi inclusive um dos primeiros posts do blog.

Do does

O que pouca gente sabe é que esses auxiliares podem sim ser usados em frases afirmativas. Ex: “I do like to play soccer with my friends”. Isso é pouco usual e usado apenas em um contexto específico, porém é possível. Fiz este post para tentar explicar, de forma resumida, o funcionamento desta “particularidade” da língua inglesa.

Uma das situações de quando se usa do em frases afirmativas é quando queremos dar ênfase ao que está sendo dito. Veja um exemplo abaixo:

  • You do look pretty in that new outfit! Quite stunning!

No exemplo acima, a pessoa quis dizer à outra que ela ficou realmente bonita com o traje novo. Então, para enfatizar, ela disse “you do look” em vez de apenas “you look“.

A outra maneira de usar o do na afirmativa é quando queremos fazer um contraste com o que foi dito anteriormente, na mesma frase ou na frase seguinte. Veja um exemplo:

  • I don’t see very much of my old friends now, but I do still email them.

No caso do did, que é o passado de do, o funcionamento é o mesmo, com a única diferença que o did está no passado e o do está no presente. Veja um exemplo deste caso também:

  • I don’t play very much sport now, but I did play a lot of tennis when I was younger.

Por hoje é isso. I do hope you will share this post on Facebook. Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato ou deixar comentário. Se quiser deixar suas frases nos comentários também, você tem o espaço livre para fazer isso.

Até mais,

Ueritom

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Claudia disse:

    Hello!

    Ueritom,

    I would like, to help ,yours posts a lot of useful.

  2. Igor Almeida disse:

    Poxa valeu pela dica não sabia disso.

  3. Igor Almeida disse:

    Poxa valeu pela dica não sabia disso

  4. Luis Arsénio disse:

    Muito interessante o artigo.
    Curiosamente ainda hoje uma aluna me colocou essa mesma questão e todos ficaram surpreendidos com minha resposta que foi be próxima do que foi aqui exposto.

  5. Parabéns pelo artigo, bastante informativo, pois a maioria dos estudantes desconhece esse outro uso do “do” em frases afirmativas.

  1. 28 de julho de 2013

    […] ainda os Emphatic Tenses, que é quando queremos enfatizar (usando o do ou did para isso. Leia mais aqui). Existe também a voz passiva, o modo imperativo, além do gerúndio e […]

  2. 24 de dezembro de 2014

    […] enfatizar alguma informação (frases afirmativas): Yes, I do want ice-cream; […]

  3. 24 de dezembro de 2014

    […] auxiliares usados em frases negativas e interrogativas, certo? No entanto, é possível também usá-lo em frases afirmativas. Neste post eu explico em que casos isso é […]

  4. 1 de abril de 2016

    […] Estas três formas, como verbos auxiliares são usadas no presente (DO e DOES) e no passado (DID) de verbos regulares e irregulares, para as formas negativas e interrogativas. Ou seja, na forma afirmativa, por padrão não se usam esses auxiliares, exceto no contexto explicado neste post. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.