10 vantagens psicológicas em aprender outro idioma

Este post já foi lido 4820 vezes desde 27/06/2015

O post de hoje é a adaptação para o português de um texto que encontrei em inglês e que achei interessante, e por isso compartilho com vocês hoje. Ele fala sobre vantagens psicológicas em se aprender outro idioma. O texto original fala sobre as vantagens, as descreve e menciona estudos acadêmicos (também em inglês) onde as afirmações foram feitas. Resolvi publicar este texto para que sirva de inspiração para você que está aprendendo inglês ou qualquer outro idioma.

1. CRESCIMENTO DO CÉREBRO

As áreas responsáveis por aquisição de idiomas no cérebro realmente se crescem ao se fazer uma aquisição bem-sucedida de um idioma. Quanto mais você aprende, mais estas áreas vitais do cérebro crescem.

2. RETARDAMENTO DE DOENÇAS DEGENERATIVAS

O bilinguismo pode protelar o Alzheimer em pessoas suscetíveis à doença em até cinco anos. Parece incrível, mas cada vez mais são publicados resultados que apoiam esta informação. Tem-se descoberto também que os efeitos de se aprender novos idiomas sobre as doenças degenerativas é maior do que o provocado pelas drogas mais recentes.

benefícios mentais de aprender outros idiomas

3. OUVIR O IDIOMA MELHOR

Ser bilíngue pode te levar a melhorar suas habilidades de listening (ouvir), pois o cérebro terá que trabalhar mais para distinguir os diferentes tipos de sons em dois ou mais idiomas.

4. TORNAR-SE MAIS “SENSÍVEL” A IDIOMAS

As crianças que crescem em lares bilíngues podem distinguir idiomas que nunca ouviram antes. Apenas pelo fato de terem sido expostas a sons diferentes em Espanhol e Catalão, por exemplo, ajuda-os a dizer as diferenças entre Alemão e Francês.

5. “TURBINAR” A SUA MEMÓRIA

Bebês que convivem em ambientes bilíngues possuem mais “memória de trabalho” do que aqueles quem crescem em um ambiente onde se fala apenas um idioma. Isto quer dizer que elas são melhores em cálculos mentais, leitura e outras habilidades básicas.

6. MELHOR “MULTITAREFA”

Pessoas bilíngues podem alternar de uma tarefa para outra mais rapidamente. Elas mostram mais flexibilidade cognitiva e têm mais facilidade em se adaptarem a situações inesperadas.

7. AUMENTO DE ATENÇÃO

Os bilíngues possuem maior controle sobre a atenção e são melhores em limitar as distrações.

8.”ATIVAÇÃO” DUPLICADA

O aumento de habilidades cognitivas, como aumento de atenção e melhor “multitarefas” podem ocorrer devido ao fato de pessoas bilíngues terem ambos os idiomas “ativados” ao mesmo tempo, e eles devem monitorar constantemente qual é mais apropriado em cada caso. Este processo pode gerar benefícios mentais ao indivíduo.

9. NOVAS MANEIRAS DE VER

Aprender um novo idioma pode literalmente mudar o modo que você vê o mundo. Aprender japonês, por exemplo, que possui termos básicos para diferentes tons de azul, pode te ajudar a perceber as cores de maneira diferente.

10. MELHORAR O SEU IDIOMA NATIVO

Como o processo de aprender um segundo idioma te faz prestar atenção em regras abstratas e estruturas do idioma, isto pode fazer com que você também melhore seu idioma nativo.

***

Estes são os 10 benefícios mentais de se aprender um novo idioma, de acordo com o site PsyBlog. Caso você queira ver os estudos relacionados a cada uma das afirmações, visite o artigo original e clique nos nomes dos autores, que constam no final de cada tópico.

E você, tem ou teve algum outro benefício em aprender inglês ou qualquer outro idioma? Deixe comentário!

Até mais,

Ueritom

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *