4 de julho: história da Independência dos EUA

Este post já foi lido 1181 vezes desde 27/06/2015

O dia 4 de julho é feriado nacional nos EUA. Conhecida como 4th of July, a data marca a independência dos EUA, que se “libertaram” do Reino Unido nesta data em 1776. É o equivalente ao nosso 7 de setembro.

4 de julho - 4th of July

Nesta data, milhões de estadunidenses saem às ruas para relembrarem o feito, e o fazem através das parades, que são desfiles públicos com bandas, bombeiros e outros profissionais, ao som de músicas e do hino dos Estados Unidos. À noite há os famosos fireworksque nada mais são que fogos de artifícios. Se você procurar no Youtube, achará vários vídeos dos desfiles e até dos fogos. Veja um exemplo logo abaixo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=OKGpUTLGSEw

A Independência dos EUA, que é o que o 4 de julho representa, é tido por muitos como um marco importante na história, pois teria servido de “inspiração” para A Revolução Francesa, bem como para a “onda” de independências que ocorreram na América Latina no século XIX.

A questão é: você sabe como esta Independência se desenrolou? Neste post, quero trazer a todos um pouco de história, com um resumo dos principais fatos que levaram a este desfecho.

HISTÓRIA DO 4 DE JULHO

Nas décadas de 1760 e 1770, o EUA eram ainda colônia do Reino Unido, e eram divididos em estados, que ficaram conhecidos como “As trezes Colônias”. Durante os anos de 1756 e 1763, o Reino Unido se envolveu na Guerra dos Sete Anos, fato que os deixou com muitas dívidas de guerra. Para compensar, uma das medidas tomadas pelos britânicos foi o aumento dos impostos. Isso gerou muita revolta e aos poucos levou os “nativos” a se rebelarem contra a metrópole. Em 1773, houve o Boston Tea Party, onde cerca de 100 pessoas vestidas de índios jogaram 45 toneladas de chá ao mar.

Esse episódio fez com que a Inglaterra reagisse de forma dura, fechando portos, enviando tropas e  punindo civis. O clima de tensão foi aumentando. Aos poucos, as colônias começaram a se unir e preparar um plano de independência. Houveram diversos confrontos armados, o que levou aos líderes regionais, entre eles Benjamin Franklin e George Washington, a elaborarem a Declaração de Independência, o que ocorreu adivinhe quando? Isso mesmo, 4 de julho de 1776! 🙂

Declaração da Independência dos Estados Unidos - 4 de julho de 1776

Como era de se esperar, a Inglaterra não aceitaria essa Declaração de forma pacífica, e teve início a Guerra da Independência, que durou até 1783, quando os ingleses aceitaram a derrota. Em 1787, teve início a elaboração da Constituição dos Estados Unidos, e ela foi ratificada em 1789. Essa Constituição está em vigor até hoje (é considerada a primeira Constituição do mundo moderno).

QUER SABER MAIS?

Se você quiser saber mais em detalhes sobre a história do 4 de julho e da Independência dos Estados Unidos, recomendo fortemente que você escute um podcast chamado Nerdcast, de um site chamado Jovem Nerd. No seu Episódio 336, chamado de A Revolução Americana, eles falam, de forma detalhada, sobre os fatos, nomes e locais relacionados a este tema. O episódio tem duração de cerca de 1 hora e meia.

Por fim, um pedido: caso você já tenha ido aos EUA e tenha passado um 4th of July por lá, deixe comentário contando como foi sua experiência.

Até mais,

Ueritom

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *