A pronúncia do M e do N em inglês

Este post já foi lido 2643 vezes desde 27/06/2015

A pronúncia do inglês é algo que confunde e até “assusta” de certa forma quem está aprendendo o idioma. O que faz isso parecer mais difícil é que não existem regras “estáticas” para se aprender. Por exemplo, a letra A possui vários sons, dependendo da palavra (e até do sotaque da pessoa que está falando). Palavras como chat, talk, late e many mostram como existem casos em que a pronúncia é bem “diversificada”.

Existem, no entanto, alguns casos que podemos dizer que existem “padrões” (não são regras, pois existem exceções), que facilitam um pouco o aprendizado da pronúncias das palavras que se encaixam nestes casos. É o caso das letras M e N, que é o tema do post de hoje.

Agora que criei o canal do blog no Youtube, posso começar a publicar vídeos falando sobre assuntos diversos relacionados ao inglês. Este tema foi o primeiro que criei. Veja o vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=gbJFzwdM–4

Vou resumir o que falei no vídeo, para o caso de você não poder tê-lo assistido.

PRONÚNCIA DO M

Em português, geralmente temos dois tipos de pronúncia para as letras M e N. No caso do M, o primeiro tipo, que é falado quando a letra aparece no  começo ou no meio da palavra, é pronunciado com os lábios cerrados (mamãe, muito, mercado). Quando o M está no final da palavras, costumamos pronunciá-lo com os lábios entreabertos (ex: porém, jogaram). A palavra também tem duas letras M, uma no meio e outra no final. Nela você pode ver bem a diferença entre a pronúncia em cada caso.

Já no inglês, usamos apenas a pronúncia dos lábios cerrados, mesmo que o M esteja no final da palavra. A palavra ice-cream, por exemplo, tem o m no final e este é pronunciado com os lábios cerrados. Um detalhe a observar é que se a palavra seguinte nestes casos começar com vogal ou com som de vogal (Y tem som de I e W tem som de U), geralmente se fala como se fosse uma palavra só. Ex: My mom is forty years old fica My “momis” forty years old. Veja mais dois exemplos:

  • Ice-cream is very delicious.
  • She gave him a gift.

PRONÚNCIA DO N

A pronúncia do N também tem duas maneiras no português. A que se usa com mais frequência no inglês é aquela onde colocamos a língua entre os dentes ou no céu da boca. É algo involuntário, mas fazemos isso, e no inglês pronunciaremos o N desta maneira também.  Ex: never, number, thin, enter.

Para o caso de palavras que tenham N no final e a próxima palavra começar com vogal ou som de vogal, também considera-se como uma palavra apenas e emenda-se as duas. Veja exemplo: Marcos is taller than Adriana.

 Por hoje é isso. Espero que tenha ficado claro e que este post lhe seja útil. Em caso de dúvida, entre em contato, e se quiser que a sua dúvida seja respondida em um vídeo do canal do blog no Yotube, mande e-mail para [email protected]. Para mais informações, clique aqui.

Até mais,

Ueritom

8 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *